Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Saboaria artesanal e cafeteria desenvolvem sabonete feito de borra de café

Em meio à tendência por cosméticos naturais e orgânicos, uma saboaria e cosmética de Jaraguá do Sul (SC) e um grupo de cafés de Curitiba (PR) se uniram para dar origem a um sabonete esfoliante feito a partir da borra de café descartada pelos clientes da cafeteria Barista Coffee Bar.

Fundada em 2015 pela farmacêutica especializada em cosmetologia e doutora em produtos naturais Fernanda Cansian, a L’Odorat já fabricava sabonetes vegetais de forma completamente artesanal quando chamou a atenção da torrefação Café do Moço. Juntas, as duas empresas formularam e lançaram o novo produto.

Sabonete vegetal esfoliante com borra de café da L'Odorat

Sabonete vegetal esfoliante com borra de café da L’Odorat

O processo é completamente artesanal e começa com a neutralização de óleos vegetais como óleo de oliva, palma e palmiste, que formam a base do sabonete. Na sequência, a borra de café, previamente seca e esterilizada para uso no cosmético, é acrescentada, seguida pela essência. A massa obtida é colocada em formas e cortada em sabonetes. As barras passam por um período de cura e secagem e ficam prontas para serem embaladas e rotuladas.

O produto aposta na abordagem natural e sustentável do ingrediente e na ação esfoliante dos grânulos pequenos do café, que removem a camada de células mortas e sujeira acumuladas na pele. Segundo Cansian, o café não causa danos ao meio ambiente, ao contrário das microesferas de plástico utilizadas em outros sabonetes. O cosmético tem também atributos de hidratação devido aos óleos e manteigas que compõem sua base. Testes estão sendo feitos para lançar outros produtos a partir da borra do café.

A L’Odorat fabrica também sabonetes vegetais com manteiga de karité, manteiga e pó de cacau, óleo de cenoura e pó de urucum, além de sabonetes faciais de argila negra e argila verde. Cansian explica que estes produtos não sofrem adição de lauril sulfato de sódio e sua ação espumante é totalmente natural do processo. Os corantes também são naturais e as fragrâncias são utilizadas em pequena concentração para evitar alergias.

Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções