Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Saboaria artesanal e cafeteria desenvolvem sabonete feito de borra de café

Em meio à tendência por cosméticos naturais e orgânicos, uma saboaria e cosmética de Jaraguá do Sul (SC) e um grupo de cafés de Curitiba (PR) se uniram para dar origem a um sabonete esfoliante feito a partir da borra de café descartada pelos clientes da cafeteria Barista Coffee Bar.

Fundada em 2015 pela farmacêutica especializada em cosmetologia e doutora em produtos naturais Fernanda Cansian, a L’Odorat já fabricava sabonetes vegetais de forma completamente artesanal quando chamou a atenção da torrefação Café do Moço. Juntas, as duas empresas formularam e lançaram o novo produto.

Sabonete vegetal esfoliante com borra de café da L'Odorat

Sabonete vegetal esfoliante com borra de café da L’Odorat

O processo é completamente artesanal e começa com a neutralização de óleos vegetais como óleo de oliva, palma e palmiste, que formam a base do sabonete. Na sequência, a borra de café, previamente seca e esterilizada para uso no cosmético, é acrescentada, seguida pela essência. A massa obtida é colocada em formas e cortada em sabonetes. As barras passam por um período de cura e secagem e ficam prontas para serem embaladas e rotuladas.

O produto aposta na abordagem natural e sustentável do ingrediente e na ação esfoliante dos grânulos pequenos do café, que removem a camada de células mortas e sujeira acumuladas na pele. Segundo Cansian, o café não causa danos ao meio ambiente, ao contrário das microesferas de plástico utilizadas em outros sabonetes. O cosmético tem também atributos de hidratação devido aos óleos e manteigas que compõem sua base. Testes estão sendo feitos para lançar outros produtos a partir da borra do café.

A L’Odorat fabrica também sabonetes vegetais com manteiga de karité, manteiga e pó de cacau, óleo de cenoura e pó de urucum, além de sabonetes faciais de argila negra e argila verde. Cansian explica que estes produtos não sofrem adição de lauril sulfato de sódio e sua ação espumante é totalmente natural do processo. Os corantes também são naturais e as fragrâncias são utilizadas em pequena concentração para evitar alergias.

Portfólio

© 2017 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções