Loïc Bouet - Techniplast

Loïc Bouet - Techniplast

A solução RT-Twist foi desenvolvida em 2014 pela empresa francesa Techniplast, que já havia lançado as tecnologias RT-Plug e RT-Lift, usadas nas "fontes" de perfume disponíveis em algumas lojas e adotadas por grandes marcas e fragrâncias, como Mugler, Louis Vuitton, Chanel, Cartier e Idôle, da Lancôme.

Refil em casa

"Nosso objetivo era oferecer uma alternativa aos sistemas de refil nas lojas, partindo do pressuposto que o interesse das marcas em promover a reutilização do frasco original seria cada vez maior, mas sabendo que nem todas teriam a possibilidade de instalar esse tipo de sistema nas lojas, seja por uma questão de disponibilidade de profissionais ou de espaço suficiente para as fontes de perfumes", explica Loïc Bouet, diretor de Vendas da Techniplast.

O princípio é simples: a tampa RT-Twist, parte integrante do refil adquirido pelo consumidor, pode ser atarraxada ao frasco original, cujo gargalo deve ser necessariamente rosqueado. A conexão entre os dois elementos aciona a abertura do frasco de refil e libera o escoamento do perfume. A tecnologia TR-Twist controla o fluxo do líquido e interrompe automaticamente a transferência uma vez que o frasco original esteja cheio. "Isso evita que o produto transborde ou que o usuário faça alguma manipulação incorreta, mesmo se o frasco for opaco", explica Loïc Bouet.

O RT-Twist, dispositivo monomaterial em polipropileno, vem atarraxado a um frasco de refil em vidro ou alumínio. Uma vez que o refil esteja vazio, as diversas peças podem ser desmontadas para facilitar a reciclagem. Assim sendo, o frasco original torna-se um objeto que o usuário pode guardar por muito tempo e que apresenta um forte potencial de valorização.

Solução inspiradora

A tecnologia RT-Twist é uma forma de resgatar a aura de luxo dos frascos de perfume, contribuindo ao mesmo tempo para reduzir o impacto ambiental do produto. "Em 2020, chegaram ao mercado lançamentos importantes, como My Way, da Armani, e Sauvage, da Dior. Outros já estão a caminho, pois essa solução vem conquistando muitas marcas que decidiram adotar o sistema a partir deste ano. A tampa é segura e higiênica e atende à exigência de diminuição do impacto ambiental. O cliente pode comprar 200 ml de perfume para encher quatro vezes um frasco de 50 ml, o que reduz consideravelmente o volume de resíduos", declara Loïc Bouet.

A Techniplast vem trabalhando em vários novos projetos. Algumas marcas decidiram investir em uma tampa com design personalizado, enquanto outras adotaram a tampa RT-Twist padronizada. Atualmente, a empresa oferece uma forma genérica, disponível com diversas versões de gargalo compatíveis com as normas da indústria de vidros. Os frascos podem ter diferentes capacidades volumétricas.

"Nossa tecnologia propõe a volta do gargalo rosqueado, em vez do recrave, para grande parte dos frascos de perfume, de forma a facilitar a reciclagem", conclui o diretor.