O “economista mais influente do Brasil”, Ricardo Amorim, foi uma das grandes atrações do segundo dia da FCE Cosmetique. O CEO da Ricam Consultoria e apresentador do Manhattan Connection, da GloboNews, participou do Colamiqc, Congresso sobre os Novos Rumos da Ciência Cosmética, realizado no mesmo pavilhão do São Paulo Expo. Na apresentação, Amorim falou sobre o panorama político-econômico da América Latina e Portugal, além de analisar oportunidades para o setor.

O 24º Colamiqc recebeu a presença do Ricardo Amorim, CEO da Ricam Consultoria (Foto: FCE Cosmetique)

Segundo ele, quase metade do crescimento mundial nos últimos anos foi impulsionado pelos países emergentes como, Brasil, China, Índia e Indonésia. Enquanto isso, “O Brasil viveu a pior crise da história nos últimos anos, mas voltou a crescer. Devemos ter uma aceleração desse crescimento nos próximos anos. Em paralelo, estamos vivendo um processo de transformação tecnológica que é o mais acelerado que a humanidade já viu. Isso gera muita riqueza e oportunidade para quem entrar de cabeça usando novas tecnologias para melhorar seu negócio", destacou. Para ele, o impacto no mercado de cosméticos é direto. "Na medida em que a renda cresce, as pessoas passam a gastar mais com cosméticos e se cuidarem", acrescentou.

No curto prazo: “Existe uma projeção de crescimento positiva para 2020, tanto no Brasil, como em outros países emergentes e na própria América Latina, que influencia fortemente seus vizinhos,” reforçando que o Brasil está em fase de recuperação e deve, talvez ainda esse ano, alcançar a prosperidade.

A congressista Erica Bighetti, professora na Faculdade Unianchieta, acompanhou a palestra e ressaltou a importância de se abordar esse assunto durante a feira voltada para a área.

Achei a palestra fantástica e super atual para a fase que vivemos. Estamos vindo de um momento político e econômico muito desanimador. Aqui buscamos as questões técnicas e científicas de desenvolvimento e inovação no setor. Fazer essas conexões entre o nosso segmento e o cenário atual acaba sendo importante para pensarmos em estratégias", explica.