Ainda que para alguns o vinho tinto possa deixar a pele mais quente e rosada, os cientistas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA), se perguntaram se ele poderia ter as mesmas propriedades antioxidantes boas para o coração que seu ingrediente principal, o resveratrol, e se seria possível aplicá-lo no tratamento da acne.

O resveratrol é encontrado na casca das uvas.

Depois de combinar o antioxidante com um medicamento comum para acne chamado peróxido de benzoíla, os pesquisadores descobriram que o resveratrol melhorou a capacidade da medicação de acabar com a acne ao inibir o crescimento de bactérias causadoras de espinhas.

O resveratrol funciona ao impedir a formação de radicais livres, que causam danos às células e aos tecidos.

O peróxido de benzoíla, contudo, é um oxidante que funciona por meio da criação de radicais livres que matam as bactérias da acne.

Uma equipe de pesquisadores dos EUA descobriu que o resveratrol encontrado nas uvas pode ajudar a combater a acne © Gyuszkofoto/shutterstock.com

E ainda que, em teoria, os dois compostos devessem se anular mutuamente, os pesquisadores descobriram que esses elementos na verdade trabalharam em conjunto para combater a bactéria: um a matou agressivamente, enquanto o outro ofereceu efeitos antibacterianos prolongados.
"Foi como combinar o melhor dos dois mundos, oferecendo um ataque às bactérias em duas frentes", explicou a autora sênior Jenny Kim em um comunicado.

Para sua pesquisa, os cientistas cultivaram colônias da bactéria causadora da acne chamada Propionibacterium e acrescentaram diversas concentrações de resveratrol e peróxido de benzoíla. Eles descobriram que, enquanto o peróxido de benzoíla sozinho conseguiu matar as bactérias em todos os níveis de concentração, mas o efeito não durou mais do que 24 horas.

Quando aplicado isoladamente, o resveratrol não conseguiu matar as bactérias de maneira tão agressiva quanto o peróxido de benzoíla, mas inibiu o crescimento de novas durante um longo período. Porém, quando os dois foram aplicados em conjunto, a combinação provou ser a mais eficaz no que diz respeito à redução da contagem de bactérias, segundo o estudo.

Os resultados foram publicados no periódico Dermatology and Therapy.

E outra boa notícia sobre vinho tinto é que uma pesquisa publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry no início deste ano mostrou que ele ajuda a combater a cárie.

Em testes de laboratório simulados, pesquisadores descobriram que ele era eficiente para eliminar as bactérias que causam a placa bacteriana e as cáries graças a suas propriedades antimicrobianas.