Consciente da importância da atuação das empresas com foco na responsabilidade social, principalmente em um momento tão delicado, a Phisalia, empresa brasileira que atua há 46 anos no mercado de cosméticos e beleza (marcas Trá Lá Lá, Lukinha e Physalis), está doando quase 15 mil unidades de produtos de higiene pessoal ao Comitê de Inserção de Refugiados do Grupo Mulheres do Brasil. Entre os itens doados estão sabonetes em barra, shampoos, condicionadores e colônias que serão entregues à pessoas que tentam reconstruir suas vidas longe dos seus países de origem.

Criado em 2013, o Grupo Mulheres do Brasil tem como objetivo engajar mulheres na construção de um país melhor, atuando em diversas frentes e divididas em comitês que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU.

Os itens da doação estão sendo distribuídos para ONGs parceiras do Comitê, como ADUS, Aldeias Infantis, Estou Refugiado, Missão Paz (Centro do Imigrante), Casa do Imigrante, Compassiva e Instituto Venezuela. Além disso, associações e comunidades que acolhem tanto brasileiros como refugiados também serão beneficiadas.

“Responsabilidade Social é uma prática que faz parte do nosso DNA e, nesse momento é fundamental estarmos unidos em uma Corrente do Bem que fará toda a diferença na vida de quem é contemplado”, explica Eduardo Amiralian, CEO da Phisalia.

A empresa se mobilizou desde o início da pandemia para doar, além dos produtos de higiene básica necessária - sabonetes, álcool em gel e cremes dentais, uma quantidade grande de itens de pós-shampoo como condicionadores, máscaras de tratamento e cremes para pentear.

Foram várias instituições e projetos atendidos, como - por exemplo - o “Banho pra Geral”, iniciativa do coletivo Casa de Vó em parceira com o Instituto de Políticas Relacionais, que proporciona higiene básica a quem vive nas ruas por meio de uma carreta móvel com caixa d’água de 440 litros, que dispõe de dois banheiros individuais com chuveiros de água quente e uma pia externa. Ao todo, foram doadas mais de 11 toneladas de produtos, chegando a 70 mil itens entregues em diversos estados do país.