Lança-perfume: foi por causa deste produto que teve início, em 1919, a história da Rhodia no Brasil. Criado pela matriz francesa e lançado na Europa, ele fez tanto sucesso no Carnaval brasileiro que a companhia decidiu fabricá-lo no país, construindo uma unidade na cidade de Santo André, região metropolitana de São Paulo, para produzir os componentes químicos que entravam em sua formulação.

Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina

Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina

Passados 100 anos, a operação brasileira da Rhodia é uma das mais importantes para o Grupo Solvay – ao qual pertence. “Atualmente, registramos um faturamento anual da ordem de € 10,3 bilhões. Desse total, o mercado brasileiro representa cerca de 10%, com vendas próximas a € 1 bilhão de euros por ano”, afirma Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na América Latina.

Um dos líderes mundiais em especialidades químicas e materiais avançados, o Grupo atende a diversos segmentos da indústria, como agricultura, construção civil, automotivo e personal care, estando presente em mais de 50 países. “Oferecemos ao mercado local os produtos que o Grupo Solvay desenvolve em outras regiões, do mesmo modo que comercializamos em todos os continentes os produtos que fabricamos no Brasil”, explica Manique.

A presidente conta que as exportações das especialidades fabricadas pela Rhodia no Brasil representam em torno de 30% do faturamento anual da empresa no país. “Temos excelentes cases de sucesso de exportações de inovações criadas nos laboratórios brasileiros, como os solventes sustentáveis da linha Augeo, cujas vendas têm crescido de forma significativa no mercado internacional de fragrâncias e aromas”, diz.

Sustentabilidade é um “drivers mais importantes para o crescimento futuro da Rhodia e do Grupo Solvay”, declara Manique. Segundo ela, a missão da companhia é desenvolver soluções e tecnologias para ajudar os clientes a formularem os produtos desejados pelos consumidores, mas fazendo uso responsável dos recursos naturais do planeta. “Por conta disso, fontes renováveis oriundas dos vegetais são muito bem-vindas, em especial no segmento de produtos destinados à beleza e à cosmética”, afirma.

Manique lembra que a indústria de cuidados pessoais tem demandado cada vez mais ingredientes sustentáveis, livres de matérias-primas sintéticas ou de origem animal, para citar os itens mais recentes desenvolvidos na Rhodia Brasil, todos de acordo com esses requisitos.

Entre os lançamentos na área de especialidades químicas estão o Mackaderm LIA e o Mackaderm CP, dois ésteres 100% vegetal, originados da palma e cana-de-açúcar, que têm sido aplicados na formulação de xampus, condicionadores, desodorantes roll-on e cremes para a face e corpo. Outra novidade é a linha de solvente de fonte renovável Augeo® Clean Multi, voltada para produção de body mist e perfumes que exigem características como excelência na diluição de fragrâncias, maior potencialização do odor e fixação das fragrâncias utilizadas pelos fabricantes em seus produtos.

A presidente do Grupo Solvay se mostra otimista com o futuro da operação brasileira. "O país tem um enorme mercado interno, recursos naturais e um clima favorável”, diz. “Mais importante, porém, é a capacidade criativa do povo brasileiro, que gosta de desenvolver novos projetos e, como vemos diariamente na Rhodia, se engaja no propósito da empresa de contribuir, através da química sustentável, para o crescimento permanente do país”, completa.