Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

"Oferecer serviços sustentáveis a uma maior variedade de marcas e consumidores é um dos nossos principais desafios", diz Thomas Espinosa, da Schwan Cosmetics

Com nove fábricas espalhadas pelo mundo, a Schwan Cosmetics se prepara para vencer os principais desafios que a indústria de beleza enfrenta atualmente, com cadeias de abastecimento mais curtas, produtos mais sustentáveis, unidades de produção mais ágeis e oferta mais diversificada. Confira a seguir as explicações de Tomas Espinosa, Chief Market & Business Development Officer da Schwan Cosmetics.

Tomas Espinosa, Chief Market & Buisness Development Officer da Schwan (...)

Tomas Espinosa, Chief Market & Buisness Development Officer da Schwan Cosmetics

Premium Beauty News- A Schwan Cosmetics é um grande protagonista da indústria mundial de maquiagem. Qual a sua percepção sobre as tendências atuais?

Tomas Espinosa - O mercado de beleza vem passando por mudanças profundas, evidenciando contrastes marcantes de uma região a outra. Enquanto, na Ásia, todas as categorias estão crescendo, a situação é bem menos nítida nos Estados Unidos e na Europa, onde temos observado transformações significativas nos segmentos de cuidados da pele e de maquiagem. Completando o cenário, constatamos que estão surgindo grandes marcas na América do Sul, apesar de muitos países do continente estarem enfrentando dificuldades econômicas.

Os fabricantes precisam se adaptar às novas regras do mercado. Com a diminuição significativa das barreiras que antes dificultavam o ingresso no mercado, novas marcas, oferecendo modelos alternativos, estão conseguindo conquistar fatias de mercado consideráveis. Hoje, nada impede que uma marca surja a partir de um simples perfil no Instagram — basta que ela tenha boa popularidade. Algumas fazem um sucesso meteórico, mas desaparecem tão rápido quanto surgiram, ao passo que outras se tornam importantes referências para a indústria.

Apesar dos desafios desse mercado em constante evolução, as oportunidades de crescimento e sucesso são numerosas. Mas isso nos obriga a ter mais flexibilidade e agilidade, a fim de atender aos anseios e às necessidades dos consumidores.

Premium Beauty News - O parque industrial da Schwan Cosmetics está preparado para vencer esses novos desafios?

Tomas Espinosa - Tenho certeza que sim. As atuais tendências do mercado apontam muito mais para a regionalização do que para a globalização. Presentes em diversos continentes, nossas unidades estão aptas a atender às exigências de clientes que buscam cadeias de abastecimento cada vez mais curtas, locais e flexíveis. Hoje, a maioria das tecnologias adotadas pela empresa equipam suas fábricas espalhadas pelo mundo. Temos investido consideravelmente em tecnologias digitais e processos de fabricação, a fim de oferecer o que há de melhor em matéria de fórmulas e qualidade, seja qual for a localização da fábrica.

Além disso, a empresa vem investindo constantemente em seu sistema industrial, buscando oferecer uma ampla variedade de soluções para acondicionamento.

Premium Beauty News - E a sustentabilidade, é outra grande tendência?

Tomas Espinosa - A sustentabilidade, principal desafio da atualidade, levanta uma série de questões. Por exemplo, como apresentar ao cliente os aspectos ecológicos de um produto? De que forma os consumidores podem ter uma visão global do impacto ambiental de um produto e como medir esse impacto? Como fornecer informações exatas? Nesse caso, a transparência constitui a base de qualquer reflexão.

As jovens gerações são mais sensíveis às questões ambientais, em particular no que se refere ao impacto negativo dos plásticos. Desse ponto de vista, nossa ampla expertise no processamento de madeira constitui um importante diferencial. Em 2018, por exemplo, lançamos uma tecnologia que oferece uma alternativa capaz de competir com as canetas de plástico para fórmulas de longa duração.

Na área de sustentabilidade, acreditamos que encurtar a cadeia de abastecimento e reduzir o volume de plásticos são medidas indispensáveis para a indústria. Mas a Schwan Cosmetics vem apostando também em fórmulas mais ecológicas e no prolongamento da vida útil dos componentes, visto que um dos maiores desafios do setor reside na capacidade de um produto ser biodegradável ou reciclável. Entre outras iniciativas, estamos trabalhando no design de suportes fabricados com um único material e em produtos para refil.

No salão Cosmopack Bologna deste ano, a Schwan Cosmetics apresentará soluções e produtos que priorizam três aspectos essenciais: sustentabilidade, transparência e bem-estar. Nosso objetivo é fornecer um modelo global e sustentável, a fim de oferecer às marcas as melhores soluções a suas necessidades.

Entrevista concedida a Vincent Gallon
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

Rosalia Di Gesu
Celebridades e marcas de beleza: como brilhar sem queimar o filme?

A ascensão das marcas de beleza lançadas por celebridades em 2019, na esteira do bem-sucedido modelo da Fenty Beauty, criada pela cantora Rihanna, é uma perfeita ilustração do quanto nossa cultura é obcecada pela fama. Mas será que os inovadores produtos lançados por celebridades globais conseguem seduzir o consumidor esclarecido? Em (...)

+ informações

Seções