Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Embalagem e design

“O futuro dos cosméticos depende de uma abordagem mais sustentável”, afirma Lucimar Brum, da Amend

Embalagens biodegradáveis e de menos impacto ambiental são soluções para marcas de cosméticos que apostam no consumo ético.

Não basta criar um cosmético sustentável, que respeite o meio ambiente e todas as etapas da cadeia produtiva. É preciso pensar em como ele será embalado até chegar às mãos do cliente. Este é um dos principais desafios dos fabricantes de produtos de beleza frente ao crescimento do interesse pelo consumo ético.

Soluções da Spiltag com Go Green P-Life e PET PCR

Soluções da Spiltag com Go Green P-Life e PET PCR

O plástico é considerado o grande entrave nesse processo. O Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo e um dos países que menos recicla este tipo de resíduo, com uma taxa de pouco mais de 1%, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). De acordo com a ONG, a poluição gerada pelo descarte irregular do plástico pode levar até 100 anos para se decompor na natureza.

Mas começam a surgir no mercado alternativas mais sustentáveis. A Spiltag, especialista em embalagens PET para o setor de cuidados pessoais, conta com algumas delas em seu portfólio. “Como indústria transformadora de plásticos, entendemos que deveríamos buscar soluções que respondam aos anseios contemporâneos de uma sociedade cada vez mais pautada no consumo consciente, na preservação ambiental e, assim, na construção de um mundo onde o plástico não seja o ‘vilão’, mas uma fonte de inovação e criação de novos produtos”, afirma Patrícia Rodrigues, gerente comercial e marketing da companhia.

A empresa, que já trabalhava com embalagens recicladas com uso da resina PET PCR (Pós Consumo Reciclado) – que pode ser aplicada de 25% a 100% nas embalagens –, lançou no ano passado uma linha biodegradável. Ela é produzida a partir do aditivo oxibiodegradável Go Green P-Life, capaz de transformar qualquer plástico derivado de Nafta, oriundo do petróleo, em produto biodegradável. A tecnologia foi desenvolvida no Japão e tem como principal componente o óleo de coco da palmeira, atóxico e de fonte renovável.

Além de não agredir o meio ambiente, o aditivo mantém as qualidade e propriedades químicas e físicas das embalagens, sem alterar sua produção e a ainda possibilitando o recicle das aparas”, explica Rodrigues. Ela acrescenta que é possível combinar as duas soluções na criação dos produtos. “Tanto o PET PCR como o Go Green P-Life são opções inteligentes, que se complementam. Nossos clientes podem receber uma embalagem reciclada e biodegradável, além de ser reciclável, fechando assim o ciclo de sustentabilidade”.

A marca de cosméticos Amend foi uma das que aderiu às embalagens desenvolvidas com aditivo oxibiodegradável. A novidade chegou com o lançamento da linha Botanic Beauty, formulada com mais de 90% de ingredientes naturais. “O consumo ético está entre as principais tendências comportamentais nos dias atuais. O futuro dos cosméticos depende de uma abordagem mais sustentável e embora uma revolução não aconteça da noite para o dia, cada esforço nesta direção é um grande passo”, diz a gerente de marketing Lucimar Brum. “Por isso, a Amend decidiu iniciar sua contribuição ao meio ambiente, se preocupando cada dia mais com o impacto que causamos na natureza”, acrescenta.

Fabricante de cosméticos naturais e biodegradáveis, a Unevie também busca embalagens que causem menos impacto ambiental. A empresa passou a adotar celofone biodegradável e compostável para embalar seus sabonetes e xampus sólidos. “Ele preserva os óleos essenciais, que são voláteis, e mantém a qualidade das barras nas mais diversas temperaturas e umidade”, afirma a fundadora Andreia Munhoz.

A marca não usa caixas para acondicionar os produtos, mas saquinhos de tecido 100% algodão. As etiquetas são de madeira, que podem ser reaproveitadas como aromatizador para pequenos espaços, e os poucos frascos plásticos estão sendo substituídos por vidro. “Atualmente, apenas 13% do nosso portfólio está em embalagens plásticas e em breve serão 9%”, finaliza Munhoz.

Renata Martins

Portfólio

© 2020 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

A feira Luxe Pack New York adiada para setembro

Diante da propagação do novo coronavírus (COVID-19) em Nova York e nos Estados Unidos, os organizadores da feira Luxe Pack New York divulgam o adiamento do evento para 15 e 16 de setembro. O local permanece inalterado: Jacob K. Javits Convention Center (Hall 1B). Com essas novas datas, o evento será quase concomitante com o MakeUp in (...)

+ informações
Palavra de especialista
Reinvenção radical: Quebrando com a próxima década de beleza

Cosmetics Inspiration & Creation
Reinvenção radical: Quebrando com a próxima década de beleza

A beleza é uma indústria em constante mudança. No entanto, algumas delas causam mais impacto que outras. Quanto mais a sociedade muda, mais essas alterações entram em cascata no mercado de beleza. Durante o último seminário MAD Cosmetics Innovations organizado pela Premium Beauty News em Paris, Leila Rochet, fundadora do Cosmetics (...)

+ informações

Seções