No período de isolamento, as vendas de cuidados da pele e produtos capilares foram muito menos afetadas que as de produtos de maquiagem. O longo período em que as lojas de departamento e os shoppings permaneceram fechados prejudicou muito as vendas do segmento de luxo, e a falência de algumas redes, como a Barneys New York e a Lord & Taylor, só piorou a situação. Os dois líderes do mercado (Sephora e Ulta), beneficiados pela crise, conseguiram prosperar, mas deram mais espaço para os cuidados da pele do que para os produtos de maquiagem.

As marcas tradicionalmente bem posicionadas no mercado - M.A.C, Too Faced, Lancôme, Anastasia Beverly Hills, Huda Beauty, NYX e Urban Decay, entre outras — observaram uma nítida queda da demanda. Somente as marcas associadas com novos artistas ou influenciadores apreciados pela geração Z e que, ainda por cima, levam em conta os requisitos desse público (sustentabilidade, clean beauty, uso de embalagens inovadoras e, acima de tudo, transparência em relação às fórmulas) estão conseguindo captar a atenção desses consumidores exigentes.

Novos atores

Desde o lançamento da linha de maquiagem Rare Beauty, Selena Gomez ocupa o topo das vendas no site Sephora.com. Por trás desse sucesso, a personalidade de Selena e a franqueza com que ela fala de seus problemas de saúde. A artista, que foi Embaixadora da Boa Vontade para a Unicef, é sempre muito ativa nas redes sociais: quarta personalidade com mais seguidores no mundo, ela foi, durante um bom tempo, a pessoa com maior número de seguidores no Instagram.

Seu ambicioso projeto consiste em angariar 100 milhões de dólares em dez anos para oferecer aos jovens acesso gratuito a tratamento psiquiátrico. O fundo reunirá organizações locais e nacionais que tenham como missão ajudar a comunidade Rare Beauty. Entre as ações concretas dessa iniciativa, destaca-se um serviço de plantão telefônico para ajudar pessoas em crise, oferecendo a elas acesso rápido a um especialista. Por sua vez, a hotline Trevor Project, disponível em inglês e em espanhol, é especializada em ajudar jovens com tendência ao suicídio.

Nesse mercado em plena transformação, Bobbi Brown, criadora da marca Bobbi Brown (Estée Lauder), decidiu voltar à cena depois de quatro anos e já desenvolveu uma linha de suplementos alimentares denominada Evolution_18. Além disso, acaba de lançar o selo Jones Road, marca de nicho posicionada no segmento clean beauty, com seis produtos que oferecem fórmulas limpas e têm como lema "Você — mas muito melhor". Apostando em uma nova interpretação do natural, a linha de produtos foi especialmente desenvolvida para mulheres que buscam um visual menos maquiado e será comercializada no site Credo Beauty.

E mal podemos esperar pelo tão anunciado lançamento da linha Jlo Beauty Sunset Glow! Para compensar a demora, Jennifer Lopez, que não perde tempo, assinou um contrato com a marca de maquiagem Iconic London, recém-chegada aos Estados Unidos, com o objetivo de criar o mítico brilho característico da cantora, apresentado por ela em seu novo clipe de "Pa Ti".

O segundo semestre de 2020 vem sendo marcado por muita agitação, trazendo de volta um certo otimismo que evidencia o quanto a maquiagem pode ser um ritual divertido. Fruto da colaboração entre Ciaté, Disney e Le Muppets Studio, Miss Piggy, com seus cílios postiços e seu colar de pérolas, tornou-se o ícone de uma nova geração.

Sem esquecer o famoso molho de pimenta Tapatío, nova estrela da constelação de beleza, com a criação de uma edição limitada que vai apimentar o visual da consumidora: Tapatío El Dorado Eyeshadow Palette, Tapatío La Diabla Eyeshadow Palette, Tapatío Pepper Infused Lip Gloss Set e Tapatío Drip Sponge. A edição collector esgotou logo no primeiro dia. Ai, caramba!