Calice Becker, Givaudan

Premium Beauty News - Quais são os princípios de funcionamento da ferramenta Carto?

Calice Becker - Quem trabalha no setor de perfumes sabe que o acesso aos ingredientes não é realmente direto. A base do processo de criação é a memória do perfumista — memória dos ingredientes, do cheiro que eles têm, dos acordes... O problema é que a memória, para funcionar, descarta todas as informações inutilizadas, a fim de se focalizar melhor no que é novo. É por isso que acabamos esquecendo as coisas — e ainda bem que temos essa capacidade! Mas o fato de esquecer significa que vamos deixando de fora muitas informações importantes. Essa frustração foi o que nos motivou a buscar uma solução. Começamos com uma classificação das substâncias odoríferas, por família e por função, levando em conta as características físicas e químicas, os acordes, etc. Isso representou um vasto trabalho de organização das informações a partir de dados físico-químicos, hedônicos e descritivos, para cada ingrediente que passou pelas pesquisas e análises multietiquetas realizadas pela Givaudan nos últimos 30 anos.

Premium Beauty News - Mas, se ele integra a noção de inteligência artificial, o Carto é muito mais que um simples banco de dados, não?

Calice Becker - Sim, é verdade. Em termos concretos, essa ferramenta está disponível na forma de um tablet extremamente intuitivo e fácil de usar, no qual está registrado um grande volume de informações e funções que, em princípio, cobrem a maioria das necessidades dos perfumistas. O Carto convida os profissionais a experimentarem novos acordes, proporcionando uma experiência visual e divertida graças à tela de toque, e possibilitando a realização de testes instantâneos com uma rapidez que os métodos atuais de amostragem não conseguem oferecer. Dessa forma, os perfumistas podem efetuar um número maior de testes e avaliações, chegando muito mais rápido ao resultado desejado. Com o Caro, as tarefas repetitivas são eliminadas, livrando o nariz e o cérebro de ter que realizar atividades maçantes.

Premium Beauty News - Quais são as vantagens para o mundo dos perfumes?

Calice Becker - O leque de novidades certamente será ampliado. Em 150 anos, criamos seis famílias olfativas, o que é muito pouco se considerarmos o número de ingredientes que existem. Os perfumes gourmands são a última grande invenção do setor — e isso já foi há 20 anos. O Carto tem a capacidade de apresentar sugestões aos perfumistas. A associação entre ciência e tecnologia oferecerá, àqueles que buscam verdadeiramente novas formas olfativas, a possibilidade de realizar plenamente suas criações. O perfumista poderá se liberar das amarras de seu trabalho para focar exclusivamente no fruto de sua criatividade.