Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

"Nosso objetivo é que a inteligência artificial dê asas à criatividade dos perfumistas", afirma Calice Becker, da Givaudan

A Divisão de Perfumes do Grupo Givaudan acaba de lançar o "Carto", nova ferramenta digital desenvolvida para dar suporte aos perfumistas no processo de criação de novas fragrâncias. Graças a esse sistema intuitivo, que fornece diretamente os dados relativos a uma infinidade de ingredientes, o profissional pode transpor os limites de sua memória olfativa e ampliar os horizontes da criatividade. O projeto foi lançado por Calice Becker, perfumista e diretora da École du Parfum da Givaudan.

Calice Becker, Givaudan

Calice Becker, Givaudan

Premium Beauty News - Quais são os princípios de funcionamento da ferramenta Carto?

Calice Becker - Quem trabalha no setor de perfumes sabe que o acesso aos ingredientes não é realmente direto. A base do processo de criação é a memória do perfumista — memória dos ingredientes, do cheiro que eles têm, dos acordes... O problema é que a memória, para funcionar, descarta todas as informações inutilizadas, a fim de se focalizar melhor no que é novo. É por isso que acabamos esquecendo as coisas — e ainda bem que temos essa capacidade! Mas o fato de esquecer significa que vamos deixando de fora muitas informações importantes. Essa frustração foi o que nos motivou a buscar uma solução. Começamos com uma classificação das substâncias odoríferas, por família e por função, levando em conta as características físicas e químicas, os acordes, etc. Isso representou um vasto trabalho de organização das informações a partir de dados físico-químicos, hedônicos e descritivos, para cada ingrediente que passou pelas pesquisas e análises multietiquetas realizadas pela Givaudan nos últimos 30 anos.

Premium Beauty News - Mas, se ele integra a noção de inteligência artificial, o Carto é muito mais que um simples banco de dados, não?

Calice Becker - Sim, é verdade. Em termos concretos, essa ferramenta está disponível na forma de um tablet extremamente intuitivo e fácil de usar, no qual está registrado um grande volume de informações e funções que, em princípio, cobrem a maioria das necessidades dos perfumistas. O Carto convida os profissionais a experimentarem novos acordes, proporcionando uma experiência visual e divertida graças à tela de toque, e possibilitando a realização de testes instantâneos com uma rapidez que os métodos atuais de amostragem não conseguem oferecer. Dessa forma, os perfumistas podem efetuar um número maior de testes e avaliações, chegando muito mais rápido ao resultado desejado. Com o Caro, as tarefas repetitivas são eliminadas, livrando o nariz e o cérebro de ter que realizar atividades maçantes.

Premium Beauty News - Quais são as vantagens para o mundo dos perfumes?

Calice Becker - O leque de novidades certamente será ampliado. Em 150 anos, criamos seis famílias olfativas, o que é muito pouco se considerarmos o número de ingredientes que existem. Os perfumes gourmands são a última grande invenção do setor — e isso já foi há 20 anos. O Carto tem a capacidade de apresentar sugestões aos perfumistas. A associação entre ciência e tecnologia oferecerá, àqueles que buscam verdadeiramente novas formas olfativas, a possibilidade de realizar plenamente suas criações. O perfumista poderá se liberar das amarras de seu trabalho para focar exclusivamente no fruto de sua criatividade.

Entrevista concedida a Kristel Milet
(Tradução: Maria Marques)


Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções