Anne Sato, coordenadora de marketing da Basf

Com a chegada do novo coronavírus ao Brasil, o álcool em gel desapareceu das prateleiras de todo o país. Mesmo empenhada a ampliar as linhas de produção, a indústria nacional começou a esbarrar na falta de matérias-primas para a fabricação do importante aliado na prevenção da Covid-19.

Foi essa escassez de ingredientes no mercado brasileiro que levou a BASF a trazer para o país a produção do espessante Luviset® 360, uma dispersão aquosa de copolímero acrílico utilizada para dar viscosidade ao álcool em gel e que, até então, era produzida e importada da Alemanha. “A BASF, como empresa química, se sentiu no dever de atender à demanda da solução no Brasil. Com enorme esforço do time, nacionalizamos em tempo recorde a tecnologia para fabricação do Luviset® 360”, afirma Anne Sato, coordenadora de marketing de Personal Care da BASF na América do Sul.

Segundo ela, centenas de toneladas do espessante já estão sendo produzidas no Complexo Químico de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, e distribuídas para fabricantes em diversas partes do país. “Todos fomos surpreendidos pela pandemia e seus impactos. No entanto, o propósito de trazer soluções relevantes no combate à Covid-19 nos motivou a buscar as melhores oportunidades e trabalhar com muita agilidade”, diz Sato.

A nova base semipronta Soluprat™ para a fabricação de sabonetes líquidos também é resultado desse empenho. “O lançamento já fazia parte da estratégia do negócio de Personal Care da BASF antes do novo coronavírus. Mas o produto chega em um momento em que sabonete líquido tem sido um item fundamental para a higiene pessoal e prevenção da doença, sendo uma solução rápida de desenvolvimento para as marcas de cosméticos”, declara a coordenadora de marketing.

Desenvolvida no Brasil e disponível em todo mercado sul-americano, a formulação traz os principais ingredientes utilizados na produção de um sabonete líquido, sendo necessária apenas a diluição da base e a inclusão de um conservante. “Os fabricantes podem também personalizar suas composições, adicionando fragrâncias e outros ativos que acharem necessários”, informa a especialista da BASF.

De acordo com a empresa, o Soluprat™ Sabonete Líquido oferece boa espumação, alta emoliência e até três vezes mais maciez em comparação a produtos que são referência de mercado. A base atende também às necessidades do público vegano.

A formulação oferece praticidade e rapidez no processo de fabricação, sem abrir mão de itens superimportantes para o consumidor nesse momento: a limpeza eficaz e suavidade para as mãos”, afirma Sato. “Outra vantagem é que, por ser semipronta, a nova solução permite que empresas que têm interesse de entrar nesse segmento possam produzir o próprio de sabonete líquido sem precisar começar do zero todo o processo”, acrescenta.

Para facilitar o acesso de pequenos e médios fabricantes de cosméticos de todo o país, a BASF estreou o e-commerce We Care, onde além do Luviset® 360 e Soluprat™ Sabonete Líquido, disponibiliza outras soluções empregadas no enfrentamento da Covid-19. “Com a plataforma, proporcionamos de maneira mais rápida e efetiva a oportunidade para que nossos clientes – e estreantes no mercado – mantenham seus negócios ativos, desenvolvendo produtos que são necessários nesse momento”, finaliza Sato.