Françoise Bettencourt Meyers, de 71 anos, cedeu seu posto de diretora da L’Oréal à holding familiar Téthys na assembleia geral do grupo nesta terça-feira (29), e seu posto de vice-presidente a um de seus filhos.

"Não deixo a L’Oréal, mas sim seu conselho administrativo, onde estive por quase 30 anos", declarou na segunda-feira à AFP.

"É uma alegria para meu esposo e para mim que o vínculo entre a nossa família e a L’Oréal continue. Desfrutaremos disso junto aos nossos filhos Jean-Victor e Nicolas", acrescentou.

A herdeira do número um mundial dos cosméticos cedeu a vice-presidência ao seu filho mais velho, Jean-Victor Meyers, que nesta terça completou 39 anos. Como seu irmão, Nicolas, de 36 anos, ele também é membro do conselho de administração.

Os acionistas aprovaram 95,59% dos votos para a nomeação da Téthys, a holding familiar e maior acionista da L’Oréal, que será representada no conselho por Alexandre Benais.

“Vínculo sólido e duradouro”

Françoise Bettencourt Meyers, presidente da Téthys, esteve durante 28 anos no conselho de administração da L’Oreal.

"Hoje marca um rito importante na história da L’Oréal", declarou seu presidente, Jean-Paul Agon, prestando homenagem à herdeira do grupo.

"A força fundamental e bastante única de nossa governança é, sem dúvidas, o vínculo sólido e duradouro que a une a família Bettencourt Meyer e a família do fundador da L’Oréal", Eugène Schueller, avô de Françoise Bettencourt Meyers e pai de Liliane Betterncourt, disse.

As mudanças foram reveladas pela L’Oréal em fevereiro durante a apresentação dos resultados anuais do grupo.

"Transição geracional, a quarta na linha familiar e junto com a sexta dos grandes líderes da L’Oréal desde sua criação. Líderes visionários que anteciparam magistralmente o futuro da L’Oréal", declarou Bettencourt Meyers à AFP.

"Sou testemunha disso e, com minha família, somos seus guardiões. Queremos valorizar essa notável continuidade por respeito e orgulho por todos aqueles que contribuíram em todo o mundo. Basicamente, para que quase nada mude nessa epopeia", afirmou.

Seu filho, Jean-Victor, que sucedeu sua avó, Liliane, no cargo de administrador, se tornou vice-presidente após a assembleia geral, com o conselho de administração aprovando por unanimidade.

Nicolas Hiéronimus reconduzido ao conselho de administração

Na assembleia geral, o mandato do diretor-geral, Nicolas Hieronimus, como membro do conselho administrativo, que estava prestes a expirar, foi renovado por um período de 4 anos com 98,92% dos votos.

Hieronimus, que entrou na L’Oréal em 1987, é administrador da empresa desde abril de 2021 e diretor-geral do grupo desde 1º de maio de 2021.

Em 24 de março de 2025, a família Bettencourt Meyers possuía 34,76% do capital.

Em 2024, a L’Oréal obteve um aumento de seu lucro líquido de 3,6% a 6,4 bilhões de euros (39,2 bilhões de reais em valores de 2024), e um aumento de 5,6% no faturamento a 43,48 bilhões de euros (266 bilhões de reais em 2024).