Renata Oki, gerente de Personal Care da BASF na América do Sul

Os cosméticos com foco em microbioma, que promovem benefícios por meio da sinergia com a microflora presente na pele, estão entre as tendências mais promissoras. As pesquisas buscam entender melhor o papel de cada microrganismo na beleza da pele para estudar os efeitos de ingredientes ativos. Já temos, por exemplo, um ingrediente ativo que estimula a síntese de lipídios na epiderme e reequilibra o ecossistema da pele, recuperando e reativando suas barreiras, fortalecendo sua defesa e corrigindo o ressecamento. O produto foi desenvolvido com base em resultados in vivo em microbiota.

a inovadora epigenética, é uma linha recente, que começou a ganhar força a partir do estudo e sequenciamento do genoma humano. Ela leva em conta como o ambiente e o estilo de vida, como estresse, dieta, exposição à poluição, entre outros fatores, impactam na expressão genética, no nosso DNA. Os ativos desenvolvidos com esse foco podem atuar por meio de mecanismos que envolvem o DNA ou microRNA, inibindo a alteração nos genes e revertendo os danos causados. Produtos com essa tecnologia já podem, por exemplo, melhorar significativamente a densidade e firmeza da pele.

O uso de produtos com ativos naturais não é uma novidade, mas ganharam na alta tecnologia um impulso para aproveitar melhor todos os benefícios dos diversos recursos existentes na natureza. As novas plataformas e metodologias de extração asseguram a obtenção de ingredientes e matérias-primas renováveis, por meio de processos sustentáveis que garantem a preservação ambiental, além de melhor eficácia dos ativos. Desenvolvemos, por exemplo, um extrato de sementes da Moringa, a “árvore milagrosa”, que protege a pele contra a poluição, exposição a metais pesados, radicais livres e estresse oxidativo, e facilita a limpeza e purificação da pele e cabelos.

Todos esses ativos contribuem para o desenvolvimento dos atributos que comunicam as propriedades e a eficácia dos produtos, determinando o “claim” do cosmético: se ele é um antirrugas, se reduz oleosidade, melhora o brilho, enfim, quais os benefícios que fazem parte do produto final. A ciência tem nos ajudado a melhorar a eficácia, desenvolver soluções e principalmente a atender de forma mais efetiva às necessidades das pessoas com seus cuidados pessoais.