Crescente sustentabilidade das embalagens

A questão da sustentabilidade das embalagens, em particular no que se refere ao uso de plásticos, foi abordada em um bom número de estandes. O sentimento de rejeição ao plástico vem ganhando terreno cada vez mais, obrigando os fabricantes a inovar para reduzir a proporção de plásticos, facilitar a reciclagem e oferecer alternativas em plástico reciclado ou produzido a partir de material orgânico. A Albéa, por exemplo, apresentou no green corner de seu estande uma linha de produtos monomateriais que facilitam o processo de reciclagem, como a EZ’R, válvula de espuma inteiramente fabricada com plástico reciclável. Da mesma forma, a RPC Bramlage levou para o salão a linha Ecosolution: equipada com válvula de plástico, ela oferece um conjunto que se integra totalmente à cadeia de reciclagem.

No segmento de perfumes, as pesquisas têm focado em soluções que permitam a separação dos materiais, em particular válvula e frasco, seja para otimizar a reciclagem ou para possibilitar o uso de refil.

Nesse campo, a Albéa apresentou sua mais recente inovação: Spiral, válvula para perfume que não utiliza recrave. Como o encaixe é rosqueado, o frasco, além de recarregável, é reciclável, o que faz com que sua pegada de carbono seja 21% inferior às médias registradas por válvulas rosqueadas de metal. A Spiral está disponível para frascos de 100 ml, bem como para os de 10 ml — formato para viagem que atende a uma forte demanda do setor de perfumaria.

O Grupo Aptar também apresentou uma versão rosqueada das válvulas La Petite e Precious para frascos de 100 ml, enquanto a Metapack levou para o salão seus modelos de vaporizadores de bolsa, estojos para concretos e batons recarregáveis, além da grande novidade lançada este ano: o perfume em estojo roll-on que pode ser usado como um colar.

o fabricante de vidros Verescence decidiu dar ênfase à noção de ecodesign. Em seu estande no salão, a empresa apresentou dois best sellers do setor: o vidro reciclado Infini NEO, presente no novo Bulgari Man Wood Essence, e sua linha de produtos em vidro de parede fina.

Mas a empresa não parou por aí. Para ilustrar o potencial de valorização do luxo e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável, o fabricante apresentou o conceito Upcycled: produzido com vidro reciclado de parede fina, o frasco é decorado com materiais reciclados e equipado com tampa de vidro e com tecnologia de reconhecimento visual, a fim de garantir o rastreamento. Para completar, a fragrância, desenvolvida pela Givaudan, utiliza resíduos de maçã como ingrediente.

Em resposta à crescente tendência ao uso de vidro, inclusive na tampa dos frascos, a Verescence apresentou o tão esperado cabochon de vidro Bowie.

A Arcade Beauty também surfou na onda do ecodesign, com seu novo sachê sem alumínio. Uma alternativa mais sustentável, que permite reduzir em 22% a pegada de carbono.

No setor do papel, a Metsä Board deu destaque à engenhosidade do designer Liro Numminem, que criou uma alternativa ecológica para o plástico de bolha usado no envio de produtos vendidos pela internet. Inteiramente fabricada em papel, essa solução funcional e inovadora se adapta às formas de qualquer tipo de produto, oferecendo total proteção.

Conectividade em perspectiva

Graças à tecnologia NFC e ao reconhecimento visual, cada embalagem tem potencial para funcionar como um objeto conectado, seja para reforçar a segurança ou para criar vínculos entre a marca e o consumidor.

Com a oferta Internet Of Beauty, a Albéa mostrou que era capaz de integrar a tecnologia NFC a várias de suas embalagens primárias, apresentando, durante o salão, um rímel, um batom e um estojo de pó. A empresa garante que pode integrar a tecnologia a qualquer outro tipo de embalagem, inclusive de perfumes. Aliás, a tecnologia NFC marcou presença em um grande número de soluções apresentadas no salão — por exemplo, em embalagens de papel produzidas pela Arjowiggins e nas embalagens de material têxtil da Seram.

Comercialização mais rápida

Atualmente, a Aptar organiza sua oferta em torno dos dispensers La Petite, Note e Color Code, disponíveis como soluções completas: a oferta inclui o frasco de vidro, a decoração, a embalagem secundária e o acondicionamento. O objetivo da Aptar é posicionar-se como ponto de contato exclusivo para as marcas, a fim de otimizar o tempo necessário ao lançamento dos produtos.

A ultrapersonalização como tendência

A Silgan criou para as marcas versões personalizáveis de botões de spray. Tendo sempre em mente o time-to-market, o fabricante criou moldes que permitem reduzir o custo de desenvolvimento e diminuir o tempo de fabricação. Com esse mesmo objetivo, a empresa conseguiu automatizar a alimentação das máquinas de marcação a laser de alta cadência, tornando essa tecnologia de personalização mais acessível e, portanto, potencialmente utilizável para a produção em pequena série ou na fabricação de amostras.

Por sua vez, a Seram apresentou um dispositivo de ultrapersonalização para lojas, baseado na instalação de um display para imprimir ou gravar em diversos tipos de material, como apliques de tecido ou de couro. Uma vez que o elemento tenha sido impresso, o consumidor pode integrá-lo ao frasco, transformando-o em um objeto exclusivo.

Oferecer uma experiência inédita ao cliente

Explorando o tema da experiência do cliente no ponto de venda, a IDScent apresentou um conceito inovador: o ScentCloud. O princípio de base é um difusor integrado a um totem ou outro material promocional personalizável, disponível no ponto de venda. Graças a um sistema de nebulização, o dispositivo gera uma "nuvem de perfume" que reproduz, com grande fidelidade, todas as notas da fragrância.