Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Lipotec quer reprogramar a pele graças à epigenética

A epigenética - estudo dos mecanismos celulares não diretamente codificados no DNA - vem ganhando crescente importância na indústria de cosméticos e promete abrir novas possibilidades para o desenvolvimento de produtos anti-idade. A Lipotec, fabricante de ativos cosméticos com sede na região espanhola de Catalunha, desenvolveu um novo peptídeo com ação direcionada para um regulador epigenético das células basais da epiderme.

Entre os processos biológicos regulados pela epigenética, a Lipotec decidiu focalizar-se no mecanismo de controle da evolução das células progenitoras situadas na camada basal da epiderme. "Graças à capacidade que as células-tronco da camada basal têm de se dividir e se renovar, a epiderme é um dos tecidos mais ativos em termos de regeneração. Com a idade, há uma diminuição desse potencial de regeneração e da função global da epiderme, provocando o desenvolvimento de sinais de envelhecimento, como o aparecimento de rugas e a perda do brilho da pele", explica a empresa.

Para oferecer uma solução a esse problema, a Lipotec desenvolveu o Reproage, um novo peptídeo que induz uma reprogramação celular na camada basal da epiderme, mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e a capacidade que elas têm de se regenerar. O resultado é uma melhoria visível na aparência de peles maduras.

O novo peptídeo tem ação específica sobre o microRNA-145, regulador epigenético com conhecida capacidade de inibir a atividade dos fatores de transcrição de células-tronco, resultando na diminuição do poder de regeneração das células basais. Segundo a Lipotec, "o Reproage reduz o nível de microARN-145 e aumenta o nível dos fatores de regeneração associados às células-tronco, contribuindo para melhorar as propriedades da pele".

A Lipotec realizou duas dosagens in vivo, a partir de uma solução de peptídeos a 2%, duas vezes por dia, durante 56 dias. Os testes mostraram uma melhoria geral na tonalidade da pele, que adquiriu um aspecto mais radiante, com ganho de 1,5% na luminosidade. Além disso, houve um rejuvenescimento cutâneo – com aumento da atividade de autorrenovação epidérmica, que atingiu um nível equivalente ao de uma pele 17 anos mais jovem em amostras de sujeitos na faixa etária de 50-55 anos ou mais – e até 41,3% de redução da rugosidade da pele.

"O peptídeo Reproage contribui para que a pele adquira um aspecto mais liso, mais radiante e visualmente mais jovem. O ingrediente pode ser incorporado em qualquer tipo de fórmula anti-idade para combater a desaceleração da regeneração cutânea resultante da idade, bem como em produtos desenvolvidos para rejuvenescer a pele", afirma a empresa.

Ver online : www.lipotec.com

V.G.
(Tradução: Maria Marques)

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções