Rexona e Dove representam, juntas, 50% de toda a categoria de desodorantes no Brasil. Líderes de mercado no país, as duas marcas de cuidados pessoais da Unilever estão presentes em mais de 40 milhões de lares brasileiros. Mas não é porque sustentam esta posição que as linhas de antitranspirantes mais conhecidas do país seguiriam fazendo o mesmo. Elas acabam de relançar todo o seu portfólio de desodorantes.

Justamente por sermos líderes de mercado de desodorantes no Brasil é que entendemos o tamanho da nossa responsabilidade em puxar uma evolução na categoria. Esse relançamento é resultado de anos de estudo para buscar o melhor para os nossos consumidores”, afirma Marcel Rosa, diretor do segmento de desodorantes na Unilever.

Eficácia e total segurança

Foram anos mesmo. A chamada “revolução na categoria”, que se dá de forma global, acontece após um período de dez anos de pesquisa e desenvolvimento da Unilever. “Foi necessário muito investimento, não só em tempo, mas também em tecnologia, para que essa mudança fosse concretizada, traduzindo-se em uma tecnologia patenteada pela Unilever”, diz Rosa.

Ele explica que os estudos para as alterações nas fórmulas dos produtos passam por diversas fases de análises e aprovações para comprovação de eficácia e total segurança. “Por se tratarem de duas marcas tão grandes, foi importante ouvir também quais as reais necessidades dos usuários destes produtos, para conseguirmos atendê-los o mais assertivamente possível”.

Para os consumidores de Rexona, a maior preocupação é a eficácia contra o suor e mau odor. “Por isso, o portfólio de aerossóis da marca passa a entregar 72 horas de proteção ativada pelo movimento, contra as 48h do portfólio anterior. As partículas menores e mais estáveis da nova fórmula criam uma barreira de proteção mais resistente. Além disso, a cada sinal de movimento, as cápsulas de perfume se rompem, liberando fragrância extra”, explica o diretor.

Segundo ele, a mudança reforça também o intuito da marca. “Como o propósito de Rexona é inspirar em todos a confiança para se movimentar além de seus limites, um produto com eficácia superior contra o suor e o mau odor é um elemento importante para incentivar a prática de qualquer atividade”.

Já em Dove a alteração foi pensada para proporcionar mais cuidado à pele da axila. “Em uma pesquisa da marca sobre confiança corporal, identificamos que nove em cada dez mulheres já se sentiram inseguras em relação à aparência das axilas por conta de um padrão de beleza que existe até para essa região do corpo”, relata o executivo. Entre as entrevistadas, 60% disseram que essa preocupação já interferiu em ações cotidianas, como levantar os braços em uma reunião ou sala de aula, abraçar alguém querido ou fazer exercícios físicos.

Além do tradicional 1/4 de creme hidratante presente nos produtos Dove, as novas fórmulas dos desodorantes também são enriquecidas com óleo protetor. De acordo com a marca, a combinação de ingredientes consegue entregar proteção eficaz, ao mesmo tempo em que ajuda a manter a hidratação da pele das axilas e a recuperar de danos causados por agressões, como a depilação.

Para o relançamento do portfólio de desodorantes Rexona e Dove, a Unilever investiu EUR 10 milhões globalmente. “Esse movimento tem o papel de acelerar ainda mais o crescimento das marcas, gerando impactos positivos em venda, além de ganhos de penetração e imagem”, finaliza Rosa.