Graças a essa colaboração, a L’Oréal e a uBiome, empresa do Vale do Silício, poderão desenvolver novas pesquisas sobre o ecossistema de bactérias presentes na pele. O objetivo é conhecer melhor o papel que a diversidade bacteriana desempenha na saúde cutânea e coletar informações que orientem o desenvolvimento de novos produtos da gigante francesa de cosméticos.

Nos últimos anos, o equilíbrio bacteriano ganhou uma importância crescente para o desenvolvimento de cuidados da pele. - Foto: © gpointstudio / Istock.com

"A L’Oréal é a parceira ideal para a uBiome, pois há muitos anos o Grupo vem se dedicando à inovação científica nessa área", declarou Jessica Richman, cofundadora e CEO da uBiome, em um comunicado. "Com a expertise da L’Oréal e o profundo conhecimento desenvolvido pela uBiome sobre a microbiota cutânea, vamos abrir caminho para o futuro da personalização de cuidados da pele".

A microbiota consiste em um ecossistema formado por trilhões de micróbios, o que inclui bactérias, vírus, fungos e outros micro-organismos que vivem tanto dentro do corpo humano como na superfície. Há mais de dez anos, a L’Oréal vem estudando esse universo. No caso específico da pele, a microbiota pode ter efeitos benéficos para a saúde e para a aparência do tecido, mas qualquer desequilíbrio nessa flora pode contribuir para o aparecimento de problemas como acne, eczema, rosácea, psoríase e odores desagradáveis.

"Uma das principais descobertas resultantes de nossas pesquisas é que os distúrbios da pele são muitas vezes provocados por um desequilíbrio microbiano, da mesma forma que acontece com os distúrbios intestinais", explicou Luc Aguilar, diretor de Pesquisa da divisão Research and Innovation da L’Oréal. "Uma boa proporção de cada micro-organismo é fundamental para garantir a saúde da pele".

Dona do maior banco de dados sobre microbiotas humanos, a uBiome deseja que o estudo científico da microbiota seja útil para o grande público. Por isso, desenvolveu produtos comerciais como o SmartGut, primeiro teste clínico de microbiota que utiliza técnicas de sequenciamento. O produto identifica micróbios intestinais associados a doenças crônicas, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa.

Nos últimos anos, o equilíbrio bacteriano ganhou crescente destaque no desenvolvimento de cuidados da pele, em parte porque o consumidor vem se interessando cada vez mais pelos benefícios potenciais proporcionados por produtos tópicos que contenham prebióticos, probióticos e posbióticos.