Filial do grupo industrial austro-alemão CAG, proprietário, entre outros, da Stölzle Glass Group, a empresa Tubex Aluminium Tubes atua há 70 anos no desenvolvimento e na fabricação de bisnagas de alumínio destinadas à indústria de cosméticos, ao setor agroalimentar e à indústria farmacêutica. "Em 2018, decidimos focar em um modelo ecológico e sustentável. A indústria de bisnagas de alumínio mudou pouco nos últimos anos, por isso queríamos oferecer algo de realmente revolucionário", declara Thierry Bitout, CEO da Tubex.

Depois de lançar, em 2018, o Blue Tube, que contém 100% de alumínio reciclado a partir de resíduos industriais, a empresa desenvolveu o Blue Tube Evo, que por sua vez é composto por 95% de resíduos pós-consumo (PCR, sigla de Post-Consumer Recycled) e 5% de PIR (Post Industrial Recycled).

"Queremos levar ainda mais longe nosso projeto de sustentabilidade, produzindo bisnagas a partir de resíduos de bisnagas. O modelo Blue Tubes Evo é fabricado com 95% de bisnagas de alumínio usadas, latas de bebida ou frascos de aerossol descartados pelos consumidores. O princípio de circularidade é essencial. A liga foi criada de forma a poder utilizar diferentes tipos de resíduos, garantindo assim o abastecimento em grandes volumes e de maneira ilimitada", continua Thierry Bitout.

Os 5% de material derivados de resíduos industriais têm a função de ajustar a composição química e mecânica do conjunto e formar uma liga exclusiva, conservando, ao mesmo tempo, a estética e as propriedades das bisnagas de alumínio clássicas, com a vantagem de ser reciclável indefinidamente.

L’Occitane quer agilizar a transição

Para melhorar o perfil ambiental de seus produtos e dar impulso a sua estratégia de sustentabilidade focada em três temáticas prioritárias — Reduzir, Reciclar, Reagir —, a marca vem se empenhando para eliminar embalagens supérfluas e para utilizar materiais alternativos recicláveis e/ou reciclados. Embora já sejam fabricadas com um material que pode ser reciclado indefinidamente, as emblemáticas bisnagas de alumínio da marca vão passar por uma transformação completa em 2021.

"Já usávamos uma porcentagem de PET reciclado em nossos frascos, mas não queríamos descuidar da origem do alumínio. A tecnologia Tubex chamou nossa atenção por ser baseada em 95% de alumínio reciclado pós-consumo. Para nós, é importante também contribuir para despoluir os resíduos descartados no lixo", garante Corinne Fugier-Garrel, diretora de Inovação em Embalagem da L’Occitane en Provence.

Com a tecnologia Tubex, é possível reduzir em 70% a emissão de CO2 e em 60% o impacto de carbono, em comparação com um modelo clássico de bisnaga de alumínio disponível no mercado.

"É exatamente isso que nossos clientes buscam: um produto que ao mesmo tempo tenha uma pegada ambiental baixa e promova a economia circular. Como a marca L’Occitane sempre priorizou essas questões, essa nos pareceu a solução ideal", completa Thierry Bitout.

Ao todo, são 22 referências, entre as quais os renomados cremes para as mãos nos formatos de 75 ml e 150 ml, que adotarão a nova solução até o final de 2021.

Mais estações de refil nas lojas

Na esteira da bem-sucedida operação piloto lançada em 2019 para testar o refil de frascos de gel de ducha nas lojas da marca, a L’Occitane pretende este ano ampliar a oferta desse serviço, instalando o sistema em cerca de 60 lojas espalhadas pelo mundo.

"Com a experiência piloto, aprendemos com os clientes e com as conselheiras. As consumidoras aprovam o sistema de refil, mas desejam dispor de uma rotina completa", explica Corinne Fugier-Garrel. Assim sendo, as estações de refil oferecerão vários outros produtos: sabonete líquido para as mãos, gel de ducha, óleo de banho, shampoo e condicionador. Os frascos de alumínio reciclado, disponíveis em dois tamanhos (250 ml e 500 ml), serão vendidos nas lojas; depois de preenchidos com o produto desejado, eles recebem um rótulo colado por uma conselheira. O refil proporciona uma economia de aproximadamente 15%. O frasco, cuja estética foi trabalhada pela marca, vem com instruções para a limpeza e a reutilização.

Tubex lança primeira bisnaga toda em alumínio

Por sua vez, o fabricante pretende lançar, ainda no primeiro semestre, o modelo Monotube. Essa versão inovadora de bisnaga, fabricada inteiramente em alumínio, marcará o adeus às tampas de plástico. O modelo é equipado com uma cânula que pode ser destacada da bisnaga e que, posicionada no sentido contrário, veda a abertura. "Inteiramente confeccionado com um único material reciclado, o Monotube atende às exigências ambientais em matéria de embalagens, reduzindo a emissão de CO2 e apresentando um alto potencial de reciclagem e circularidade", afirma Thierry Bitout.