O grupo de luxo francês Kering, dono da Gucci, expande sua nova divisão de beleza com a aquisição de 100% da marca de fragrâncias Creed, de fundos controlados pela BlackRock Long Term Private Capital Europe e pelo atual presidente Javier Ferrán.
Fundada em 1760 por James Henry Creed, a marca é o maior player global independente no mercado de fragrâncias de alta qualidade. A Creed é particularmente conhecida por suas fragrâncias masculinas que representam 65% de seu faturamento global, incluindo o icônico Aventus. A Creed emprega atualmente 700 pessoas e distribui suas fragrâncias em 1.400 pontos de venda e 36 lojas próprias.
Nos últimos anos, a Creed apresentou crescimento acelerado de dois dígitos. Para o ano encerrado em 31 de março de 2023, a Creed gerou uma receita de mais de EUR 250 milhões.
Com esta operação, a Kering Beauté adquire uma marca cujo potencial de crescimento se afigura significativo, nomeadamente na China, no retalho de viagens e nos canais de e-commerce, bem como em novas categorias, incluindo fragrâncias femininas e produtos para o corpo e casa. A mudança também fornece à Kering Beauté a escala necessária, bem como uma plataforma de apoio ao desenvolvimento futuro de outras franquias de fragrâncias, alavancando em particular a rede de distribuição global da Creed e seu local de produção perto de Fontainebleau, na França.
Espera-se que a transação totalmente em dinheiro seja concluída no decorrer do segundo semestre de 2023, sujeita à autorização das autoridades de concorrência relevantes.