A Kering, empresa francesa do setor de luxo, anunciou a criação de uma divisão exclusivamente dedicada a produtos de beleza. Raffaella Cornaggia, que no passado ocupou diversos cargos de direção na Estée Lauder, assumirá o comando da nova divisão.

Atuando em Paris, ela trabalhará ao lado de Jean-François Palus, Diretor-Geral Adjunto da Kering, e será membro do Comitê Executivo do Grupo.

O objetivo da Kering é desenvolver algumas de suas marcas de maior prestígio do setor de beleza – como Bottega Veneta, Balenciaga, Alexander McQueen, Pomellato e Qeelin –, "um setor que para nós é estratégico" e "constitui uma extensão natural do universo dessas marcas", explica a empresa francesa num comunicado.

As marcas Gucci e Yves Saint Laurent, cujas licenças para produtos de beleza foram concedidas, respectivamente, à Coty e à L’Oréal, não entram no campo de ação da nova divisão.

De nacionalidade italiana e diplomada pela Universidade de Bocconi, em Milão, Raffaella Cornaggia acumula mais de 25 anos de experiência no setor de beleza, tendo exercido diversas funções importantes em três continentes.

Sua carreira teve início na L’Oréal, onde ocupou diversos cargos nos dez anos em que trabalhou para o Grupo, tanto na Itália como na França, antes de ingressar na Chanel Parfums Beauté como Diretora Internacional de Marketing Make-Up. Em 2008, Raffaella Cornaggia foi contratada pela Estée Lauder Companies de Paris, na época em que foi criada a região EMEA, da qual foi Diretora-Geral de Marketing para as marcas Estée Lauder e Tom Ford Beauty. Em seguida, transferiu-se para a Ásia, onde atuou inicialmente como Diretora-Geral de Desenvolvimento para as marcas Estée Lauder e Tom Ford Beauty, sendo mais tarde nomeada Vice-presidente e Diretora-Geral da MAC Cosmetics nessa região. Em 2017, liderou o desenvolvimento do setor de Travel Retail mundial da Estée Lauder e da Aerin, atuando como Vice-presidente e Diretora-Geral em Nova York. Três anos mais tarde, em 2020, Raffaella Cornaggia foi promovida ao cargo de Vice-presidente Sênior e Diretora-Geral Internacional das duas marcas, à frente das operações mundiais fora dos Estados Unidos e do Canadá.