Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Kao identifica enzima natural que possibilita a produção de tensoativos sustentáveis

Pesquisas desenvolvidas pela Kao sobre o uso de matérias-primas não comestíveis - algas, em particular - conduziram à descoberta de variedades produtoras de ácidos graxos de cadeia média, que podem constituir matéria-prima para a produção de agentes tensoativos. Os pesquisadores identificaram também uma enzima que desempenha papel fundamental no processo de biossíntese.

As algas são um dos principais campos de investigação do programa de pesquisas sobre a utilização avançada e sustentável de biomassa, desenvolvido pela Kao no seu Centro de Pesquisas sobre Tecnologias Verdes, em Wakayama, Japão. A empresa, que atua na fabricação de cosméticos, informou recentemente ter descoberto de que forma certas algas são capazes de produzir um grande número de ácidos graxos de cadeia média (C12 a C14), além de ter identificado a enzima que contribui de maneira determinante para esse processo. Os ácidos graxos em questão são os principais componentes das gorduras e óleos naturais - como óleo de palma ou óleo de coco - que constituem o material de base dos surfactantes presentes em detergentes e shampoos.

A empresa identificou também, em uma espécie do gênero Nannochloropsis, uma nova acil-ACP tioesterase com alta especificidade para a produção de ácidos graxos de cadeia média. Trata-se de uma descoberta inédita na área de pesquisas envolvendo algas.

A empresa japonesa acredita que esses resultados agilizarão consideravelmente o desenvolvimento da cultura de algas com vistas à produção em grande escala de ácidos graxos de cadeia média, criando assim uma fonte substancial de gorduras e óleos "naturais e não comestíveis". A Kao pretende dar continuidade ao desenvolvimento de tecnologia nesse setor, com o objetivo de possibilitar a produção industrial do ingrediente. Segundo a empresa, as algas têm potencial de produção de gorduras e óleos mais de dez vezes superior ao de outros recursos naturais, como palmeiras produtoras de óleo.

Os resultados da pesquisa serão apresentados na 1ª Conferência Asiática sobre Corpos Graxos, que será realizada de 8 a 10 de setembro de 2014 em Sapporo, na Ilha de Hokkaido, Japão.

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
Pele radiante logo pela manhã

Lipotec - Lubrizol
Pele radiante logo pela manhã

O empoderamento das mulheres as tornou conscientes de que sua liberdade não tem limites, e que elas podem ir tão longe quanto quiserem. Elas não se sentem como supermulheres capazes de fazer tudo com perfeição, mas abraçam a imperfeição e escolhem o que fazer com seu tempo. As mulheres de hoje escolhem aproveitar ao máximo sua vida sem (...)

+ informações

Seções