Líder mundial em óleos essenciais e aromaterapia, a norte-americana dōTERRA vem ampliando e diversificando sua oferta de produtos desde que chegou ao Brasil, há pouco mais de dois anos. Depois de cosméticos para o cabelo e face, a empresa lançou – no auge da crise da Covid-19 no país – a sua primeira linha de cuidados corporais.

Com sabonete líquido, esfoliante e hidratantes elaborados com ingredientes naturais e um mix de óleos essenciais próprios, a marca tem a proposta de valorizar o momento do banho e criar um clima de spa em casa. “Esta linha é um complemento do nosso portfólio no Brasil, que ainda tem um mercado de óleos essenciais muito pouco explorado”, afirma a diretora de marketing Adna Fischmann.

Desenvolvedor de cosméticos, Cleber Barros, é consultor da in-cosmetics Latin America

Em um movimento inverso, a marca brasileira de beleza sustentável Simple Organic desenvolveu uma linha de óleos essenciais com quatro compostos aromáticos focados no autocuidado. “Acreditamos no mercado de aromaterapia orgânico. As nossas fórmulas sempre trouxeram óleos essenciais e agora trazemos ele puro, possibilitando o uso total de sua essência e seus benefícios”, diz Patrícia Lima, fundadora da marca.

Para o pesquisador e desenvolvedor de cosméticos Cleber Barros, que atua como consultor técnico da in-cosmetics Latin America, cosméticos elaborados com óleos essenciais são um diferencial no mercado de beleza brasileiro e têm bastante espaço para crescer no país. “Acredito que a indústria de cosméticos deve fazer mais uso dos óleos essenciais e comunicar melhor sobre o potencial deles para os consumidores brasileiros. As marcas que fizerem isso terão grande destaque”, ele aposta.

Óleos essenciais têm ação física e emocional”, explica Fischmann. Diferente de cosméticos formulados com fragrâncias sintéticas – as mais utilizadas em razão do baixo custo –, os que trazem óleos essenciais na composição conseguem atuar no sentimento de prazer e bem-estar dos usuários.

Os óleos essenciais vão além do ‘cheiro bom’”, afirma Barros. “Eles podem, por exemplo, proporcionar sensações positivas como a diminuição do stress e da ansiedade. Neste momento que estamos vivendo, temos que levar em conta a importância da beleza emocional. Além de cuidar da pele e do cabelo, é necessário também fazer com que a pessoa se sinta bem ao utilizar um produto”, acrescenta.

O especialista em cosméticos também fala do efeito potencializador dos óleos essenciais na composição dos produtos de beleza. “Eles podem promover aspectos como uma maior hidratação, diminuição da oleosidade e ajudar a restabelecer a longevidade da pele”, cita.

Outro ponto positivo dos cosméticos com óleos essenciais levantado por Barros é “a possibilidade de criação de storytellings”, recurso muito utilizado pelo marketing e publicidade das empresas para atrair a atenção do consumidor e estreitar sua relação com ele. “Os óleos essenciais contribuem para contar a história do desenvolvimento dos produtos, uma vez que remetem sempre às plantas de origem”.

Segundo ele, apesar de ser preciso investir financeiramente mais para a produção de cosméticos com os óleos essenciais, eles trazem uma série de vantagens. “Uma vez que as pessoas entendam todos os benefícios que esses produtos podem oferecer, elas vão querer cada vez mais inclui-los em suas rotinas”, assegura Barros.