O Grupo Pochet entrou para o rol das empresas signatárias do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, promovido pela Fundação Ellen MacArthur. Por meio de sua filial Qualipac, especializada no processamento de plásticos e metais, o Grupo Pochet, protagonista do setor de embalagens para o segmento de luxo, busca agilizar a entrada da empresa na era da economia circular do plástico.

Copacto recarregável de maquiagem da Qualipac (Foto : © Qualipac)

A Fundação Ellen MacArthur, que atualmente reúne mais de 250 organizações, tem como missão repensar o ciclo de consumo dos produtos, de forma a promover sua integração a um modelo de economia circular.

Inspirando-se nesses princípios, o Grupo Pochet fixou uma série de objetivos para 2025:

 Oferecer aos clientes materiais alternativos que possam substituir determinados plásticos, em particular estirênicos e poliacetal (POM).
 Promover o reúso das embalagens secundárias da produção, tanto na cadeia logística como com os clientes.
 Desenvolver, em colaboração com os clientes, produtos projetados segundo os princípios de ecodesign, de forma a possibilitar a reciclagem ou a reutilização de componentes plásticos.
 Incorporar 10% de materiais plásticos reciclados ao processo de fabricação dos produtos da empresa.

"O Grupo Pochet deseja contribuir para que as marcas de luxo dos setores de perfume e beleza façam a transição rumo a produtos mais sustentáveis, sem abrir mão dos atributos estéticos e funcionais exigidos por seus clientes e pelos consumidores", explica Tristan Farabet, diretor-geral da empresa.

Edição limitada Viktor & Rolf com vidro SEVA da Pochet du Courval

Esse compromisso tem como pano de fundo o programa de crescimento sustentável "Excelência e Responsabilidade", lançado pelo Grupo Pochet. Várias iniciativas ilustram o empenho da empresa para desenvolver produtos inovadores que ajudem a reduzir a pegada ambiental das embalagens para cosméticos. Um bom exemplo é o estojo de maquiagem L’Essentiel que, além de ser fabricado com material reciclado ou de fonte renovável, oferece a opção de refil. Outra excelente ilustração é o vidro SEVA: com 10% de material reciclado, ele apresenta as mesmas características de um vidro com alto padrão de qualidade.