O plano “Compromissos para o Futuro” prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade até 2030 por meio da gestão de resíduos. Ao todo, o grupo assume 16 compromissos socioambientais em duas grandes frentes: inspiracionais e estratégicas. A primeira reúne metas para transformar a relação da sociedade com os resíduos. Já a segunda é composta por 14 compromissos estratégicos, organizados em quatro pilares de atuação: Neutralizar impacto ambiental; Potencializar a conservação da biodiversidade; Impulsionar a beleza transparente; Alavancar a diversidade e inclusão.

Todos os compromissos estão reunidos na plataforma “Uma Beleza de Futuro”.

Metas incluem solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado pela cadeia produtiva da empresa e promover iniciativas sociais para 1 milhão de brasileiros.

Na frente de redução, um exemplo a ser replicado é o do Malbec. Com investimentos em inovação, o Grupo Boticário passou a reutilizar vidro pós-consumo em suas embalagens. Em 2020, foram vendidas mais de 14 milhões de unidades do produto, hoje um dos itens de perfumaria mais vendidos do mundo. Apenas com esse item, houve redução do volume de vidro virgem utilizado, eliminando 93 toneladas do material. Esse volume somado às iniciativas de redução de gramatura do vidro - que ultrapassam 210 toneladas – corresponde a uma redução de resíduos equivalente ao lixo gerado por 300 mil brasileiros em um dia.

A ampliação do programa de logística reversa própria para todas as marcas e canais de venda é uma das iniciativas de reciclagem. Desde 2006, a empresa possui inciativas proprietárias de logística reversa com mais de 4 mil pontos de coleta distribuídos por 1.751 municípios. É o maior programa de logística reversa em pontos de coleta de uma empresa do Brasil.

Do lado de inovação com parceiros, está o Eco Álcool - produzido a partir do bagaço da cana e outros resíduos de biomassa – que estará presente em 100% das fragrâncias produzidas a partir de 2021, resultando não só no reaproveitamento de resíduos, mas também em 30% de redução na pegada de carbono em relação ao álcool tradicional.- produzido a partir do bagaço da cana e outros resíduos de biomassa – que estará presente em 100% das fragrâncias produzidas a partir de 2021, resultando não só no reaproveitamento de resíduos, mas também em 30% de redução na pegada de carbono em relação ao álcool tradicional.

O portfólio será ainda mais reciclável com o lançamento de maquiagens monomateriais em 2022 e com o aumento do material reciclado em embalagens. O portfólio atual já contempla embalagens produzidas com 100% de material reciclado, como o hidratante Nativa Spa Orgânico e Loção Hidratante Intense da Eudora. A empresa também está estudando o uso de materiais alternativos, como biodegradáveis ou hidrossolúveis.

ESG [1] não é uma agenda nova para nós, mas os novos tempos apresentam cenários complexos que exigem um comprometimento ainda maior e, por isso, estamos avançando na agenda social, deixando um legado que vai muito além da nossa cadeia”, afirma Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.