Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Garden Química projeta crescimento de 49% nas vendas em 2016

Posicionada entre as cinco principais fabricantes de quaternários de amônio do Brasil, a empresa tem planos de expandir as operações na América Latina e inaugurar sua segunda fábrica no próximo ano.

A Garden Química atua na indústria de insumos de higiene pessoal e cosméticos há mais de duas décadas, mas justamente no momento em que o mercado brasileiro da beleza registra a primeira queda nos últimos 20 anos, a empresa eleva sua expectativa de crescimento. Em 2015, a Garden Química registrou um aumento de 37% em seu faturamento em relação ao ano anterior. Para 2016, a meta é ainda mais audaciosa, com projeção de alta de 49% nas vendas.

Berenice Freire, fundadora e presidente da Garden Química

Berenice Freire, fundadora e presidente da Garden Química

Mesmo em um ano cheio de turbulências para o setor, conquistamos um excelente resultado em 2015”, afirma Berenice Freire, fundadora e presidente da Garden Química. Segundo ela, o bom desempenho da empresa é resultado de uma visão estratégica focada em aproveitar as oportunidades que surgiram em um cenário desfavorável. “Estamos muito mais próximos dos nossos clientes, sempre prontos a oferecer alternativas de redução de custos sem abrir mão da qualidade”.

Freire destaca que a crise financeira não diminuiu a importância do mercado brasileiro da beleza no cenário mundial. “Ocupamos o quarto lugar no ranking global de maiores consumidores de cosméticos, atrás apenas dos EUA, China e Japão. É um mercado cada vez mais exigente, mas também muito promissor”, ela explica. No portfólio de clientes na área de cosméticos, estão empresas como Avon, Croda, Davene, Inoar e Phisalia.

Com escritório comercial e fábrica na região de Guarulhos, Grande São Paulo, a Garden Química opera também nos segmentos de cuidados do lar e químicos industriais. A companhia dispõe de armazenagem verticalizada, logística integrada, frota própria e laboratórios para análises microbiológicas. Mas tudo começou em uma sala de apenas 12m2, quando Freire decidiu usar a experiência adquirida na área de vendas de produtos químicos para investir em um projeto de representação comercial, com perspectiva de se tornar uma fabricante de matérias-primas em longo prazo.

Sempre fomos focados em identificar rapidamente oportunidades de negócios no mercado. Quando realizávamos visitas aos clientes, percebíamos que existia uma carência de fabricantes que atendessem a toda a cadeia produtiva. À medida em que criamos um bom relacionamento com essas empresas, elas nos perguntaram se gostaríamos de atuar também na produção dos insumos”, afirma a empresária. A partir da crescente demanda dos clientes, Freire investiu no aluguel de um galpão de 700 m2 e na compra de um reator. O primeiro faturamento anual da empresa foi de R$ 35 mil. Em 2016, a perspectiva é alcançar R$ 46 milhões.

Atualmente, Garden Química produz mais de 100 ingredientes e afirma estar entre as cinco principais fabricantes de quaternários de amônio do Brasil. A empresa está presente em todo o território nacional e planeja expandir as operações para a América Latina. “Já exportamos para o Equador e pretendemos entrar nos mercados da Argentina, Chile e Colômbia com insumos para a indústria cosmética”, diz Freire. Segundo ela, a Garden Química investe, em média, 2% do faturamento anual em inovação, fabrica produtos biodegradáveis e não gera resíduos químicos.

Entre as principais tendências do mercado, Freire destaca tratamentos para cabelos cacheados, produtos anti-idade e dermocosméticos. Os lançamentos da Garden Química para 2016 são um ativo oxidante usado na produção de descolorantes para pelos e cabelos, um ingrediente que promete reduzir o volume dos fios a partir da esterificação de ácidos encontrados na beterraba e ceras isoparafínicas refinadas de alta pureza para a produção de batons, cremes e emulsões.

Além de focar nas exportações para o Mercosul, a empresa pretende inaugurar sua segunda planta industrial em 2017. O local onde será instalada a nova fábrica ainda é confidencial.

Fernanda Bonifacio

Portfólio

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Asia Cosme Lab
Índia desponta como novo gigante do mercado de beleza

Graças ao crescimento de sua população jovem (atualmente a maior do mundo), ao aumento de sua classe média e à expansão do uso da internet tanto nas cidades como nas zonas rurais, a Índia está a um passo de se tornar o próximo gigante do mercado de beleza, seguindo o exemplo da China. A agência Asia Cosme Lab mergulhou no fascinante mercado (...)

+ informações

Seções