Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Empresas e indústria

Fina Flor investe em revitalização da marca e espera dobrar faturamento até 2018

No setor de cosméticos, caracterizado como um dos mais resistentes da economia brasileira, investir em inovação é essencial para o sucesso. Atenta a essa necessidade, a indústria de cosméticos Fina Flor investiu R$ 500 mil (USD 150,000) em um grande projeto de branding. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a 2DA, empresa especializada em rebranding e design.

Fundada em 1996, a Fina Flor, que desenvolve produtos para cuidados com cabelo e corpo, está presente em todos os Estados brasileiros, sendo Minas Gerais e as regiões Norte e Nordeste os principais polos de atuação.

O novo conceito criado para representar o posicionamento da marca é "Fina Flor - Beleza que é a cara do Brasil". A 2DA desenvolveu um trabalho de Inteligência Competitiva que ajudou a Fina Flor a conhecer mais profundamente o seu mercado, seu público e seus concorrentes. Com base nessa análise, foi feita uma estratégia de marca que direcionou toda a mudança: linhas de produtos, lançamentos, embalagens e um novo posicionamento no mercado.

Essas mudanças levaram a empresa a sair da posição de follower para trazer inovações para o segmento”, explica a 2DA. A estratégia criada apontou um novo caminho: uma marca forte que converse diretamente com as consumidoras finais, invertendo a cadeia de comercialização. O resultado foi surpreendente: a Fina Flor integra à sua essência a missão de revelar as riquezas do Brasil real.

Nosso país tem belezas de sobra: nas festas culturais, nos ritmos, na alegria do povo, na natureza e, principalmente, na beleza da mulher. Desse modo, passamos a ter uma ideologia geradora de diferencial competitivo. Para completar o serviço de rebranding, todos os produtos de cuidados com cabelos e corpo foram recriados e também foram lançadas novas linhas, repletas de grande brasilidade e inovação”, destaca Jacqueline Freitas, diretora da Fina Flor.

Nova logo

Para criar ainda mais proximidade com o público-alvo, o logotipo da Fina Flor foi redesenhado para trazer uma nova proximidade do gestual, do escrito à mão, combinando a delicadeza da caligrafia e a energia do grafite.

O resultado é um traço feminino forte e marcante, que transmite a ideia de uma marca mais próxima, humana e pessoal. A nova logo possui uma linguagem acessível e multicultural, realmente brasileira”, comenta Daniel Guimarães, o diretor da 2DA Branding & Design. "Em nossas pesquisas percebemos que, mais do que princípios ativos e tecnologia, as mulheres estão em busca de produtos que sejam pensados para valorizar e dar mais beleza ao que elas já são e já têm. A mulher quer produtos que tenham a sua cara e que conversem com ela de uma forma simples e próxima, como ela é. Esse é o propósito do novo posicionamento, que tem como objetivo estreitar os laços entre a Fina Flor e as clientes".

Investimentos

Para o diretor-comercial da Fina Flor, Carlos Magno Freitas, a consolidação da nova identidade, aliada aos investimentos em exportações, deve contribuir para aumentar em 100% o faturamento da empresa até o ano de 2018. "Esperamos crescer 30% neste ano em relação a 2015", ressalta.

Dando sequência ao projeto da nova identidade, a Fina Flor está fazendo um grande investimento em novas linhas de produtos. Até 2017, serão aplicados cerca de R$ 1 milhão em pesquisas, novas tecnologias e tendências de comportamento das consumidoras. Está sendo finalizado o lançamento da linha de Cachos e de Hidratação à base de óleo de coco.

V.G.

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Lipotec - Lubrizol
INFINITE BEAUTY. Embracing the future

Tecnologias que eram impensáveis há apenas uma década são agora itens essenciais indispensáveis. Levamos nossas vidas em nossos smartphones. Existe um aplicativo para quase tudo. E a tecnologia wearable, a realidade aumentada e a inteligência artificial estão criando possibilidades ilimitadas para mover, executar, ver e se sentir melhor do (...)

+ informações

Seções