No plano mundial, mais de cem funcionários da Evonik trabalham atualmente em pesquisa e desenvolvimento para a indústria de cosméticos. Nos últimos anos, a companhia investiu na instalação de novas fábricas na China e no Brasil, ambas destinadas à produção em larga escala de ingredientes ativos para o setor de cosméticos. Além disso, a Evonik inaugurou recentemente dois centros de inovação – um em Midrand (África do Sul) e outro em Cingapura –, a fim de desenvolver soluções para empresas do setor de beleza e higiene pessoal que operam na África Subsaariana ou na região do Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia. As novas instalações ampliam a rede mundial de laboratórios da Evonik dedicados à indústria de cosméticos, que já contava com unidades em Essen (Alemanha), Guarulhos (Brasil), Hopewell ( EUA) e Xangai (China).

Novo laboratório de produtos capilares

No Brasil, a Evonik adicionou um laboratório especializado em produtos capilares ao laboratório industrial de Guarulhos, que vem operando desde 2012. O objetivo da nova unidade é colaborar com clientes da América Central e América do Sul para o desenvolvimento de produtos capilares inovadores.

Evonik abriu novos centros de inovação na África do Sul e em Cingapura

"A Evonik é um dos maiores fabricantes mundiais de produtos e ingredientes ativos para a indústria de cosméticos. Nosso departamento de Inovação desenvolve uma política de expansão global diferenciada, com o objetivo de consolidar nosso posicionamento como parceiro estratégico dos clientes presentes localmente, contribuindo para o crescimento rentável do mercado", declarou Hans-Josef Ritzert, membro do Conselho de Administração da Evonik Nutrition & Care GmbH.

Produtos inovadores sob medida

Com os novos laboratórios, a companhia reforça suas operações em mercados com forte potencial de crescimento, oferecendo atendimento aprimorado e in loco a clientes com atuação regional ou local.

"No setor de produtos para corpo e cabelos, as exigências dos consumidores variam muito em função da região geográfica. A resposta da Evonik é oferecer soluções sob medida, desenvolvidas diretamente em unidades de pesquisa e produção locais, com base em determinação e excelência científica", afirmou Tammo Boinowitz, diretor do setor de Personal Care da empresa.

No Brasil, por exemplo, é comum que as mulheres lavem os cabelos duas vezes por dia, exigindo portanto cuidados mais intensos. Entre as categorias de produtos mais populares estão os finalizadores sem enxágue com efeito regenerador. Inversamente, na Europa as consumidoras preferem produtos com textura leve, que sejam facilmente enxaguados durante o banho.

Mercados com alto potencial de crescimento

A Evonik vem intensificando os investimentos no setor de cosméticos, considerado um dos mais promissores no plano mundial. "O mercado internacional de produtos cosméticos apresenta um crescimento de aproximadamente 5% ao ano – ou seja, superior ao do PIB mundial. Só no Brasil, a demanda vem registrando aumento regular de cerca de 10% nos últimos anos. O principal fator de crescimento nas economias emergentes é a ascensão de uma nova classe média com maior poder aquisitivo. Paralelamente, no mundo todo podemos observar uma busca cada vez maior por produtos de alta qualidade que ofereçam soluções específicas para as necessidades de cada cliente", explica a empresa. A título de ilustração, a Evonik desenvolveu para o mercado sul-americano uma fórmula de loção corporal que libera agentes hidratantes. Assim, durante a aplicação, o produto tem ação ao mesmo tempo nutritiva e refrescante para a pele.