Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Eucerin (Grupo Beiersdorf) oferece solução adaptada a peles sensíveis com base em ativos Symrise

Segundo sondagem realizada pelo Grupo alemão Beiersdorf, que reúne marcas como Nivea, Eucerin, Labello, e La Prairie, cerca de 70% das mulheres afirmam ter pele muito sensível. Por isso, o departamento de P&D da empresa decidiu efetuar extensas pesquisas, a fim de desvendar os segredos da sensibilidade cutânea, selecionar os ingredientes mais eficazes e desenvolver novas linhas de produtos.

Dr. Gitta Neufang, Beiersdorf

Dr. Gitta Neufang, Beiersdorf

"Nos últimos anos, minhas equipes estudaram cuidadosamente as características das peles sensíveis e descobriram diferenças significativas em relação às peles normais", explica a Dra. Gitta Neufang, responsável por P&D Medical Management da Beiersdorf. "A pele sensível reage com muito mais intensidade a substâncias irritantes", completa.

O mecanismo de irritação da pele

Os pesquisadores da Beiersdorf usaram capsaicina, componente responsável pela sensação de ardência da pimenta, para simular uma irritação da pele e estudar seus mecanismos. A equipe descobriu que, quando a capsaicina é aplicada na superfície da pele, ela ativa uma proteína presente nas terminações sensoriais das fibras nervosas, abrindo o canal TRPV1. Com isso, o canal se torna permeável aos íons de cálcio, que penetram nas fibras e transmitem a irritação ao longo das vias nervosas até que ela seja sentida pelo indivíduo.

Seleção de ingredientes

A empresa efetuou, em seguida, uma série de testes para selecionar os ingredientes ativos mais eficazes contra esse mecanismo. Segundo a Beiersdorf, os melhores resultados foram obtidos com o SymSitive, geração de ativos desenvolvidos pelo fabricante alemão Symrise.

A equipe de P&D do Dr. Gitta Neufang

A equipe de P&D do Dr. Gitta Neufang

"Testamos vários ingredientes para ver se eram capazes de bloquear esse fluxo de cálcio originado pela capsaicina e aliviar a irritação por ele gerada", explica Gitta Neufang. "O SymSitive foi nitidamente o melhor. Quando ele era usado, as fibras nervosas praticamente não reagiam e a irritação não se propagava".

Outros estudos conduzidos pela empresa com grupos de sujeitos confirmaram o efeito calmante do SymSitive em peles muito sensíveis. "A sensação de ardência e queimadura na pele causada pela irritação da capsaicina se acalma em poucos minutos após o uso de produtos que contenham SymSitive. Além disso, quando esse ativo é utilizado preventivamente, a sensação de irritação nem chega a se manifestar", relata a Beiersdorf.

Novas linhas de produtos Eucerin

A nova gama Eucerin aborda todos os aspectos da pele hipersensível

A nova gama Eucerin aborda todos os aspectos da pele hipersensível

A Beiersdorf usou o resultado dessas pesquisas para desenvolver as novas linhas UltraSENSITIVE e AntiREDNESS da marca Eucerin, disponível para venda desde meados de 2014. "O nível de tolerância a irritações aumenta e o desconforto cutâneo desaparece de forma permanente", afirma a empresa.

Vincent Gallon

© 2014 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

in-cosmetics retorna ao Brasil nos próximos 18 e 19 de setembro

Quando se trata de beleza, o Brasil se tornou um criador de tendências na América Latina, graças à abundância dos recursos naturais e à propensão à inovação. Agora o quarto maior mercado do mundo, o país sediará a sexta edição da in-cosmetics Latin America, que acontecera em São Paulo os 18 e 19 de setembro de 2019. De acordo com a Euromonitor (...)

+ informações
Palavra de especialista
Solução vegan-friendly para um doce envelhecimento

Lipotec - Lubrizol
Solução vegan-friendly para um doce envelhecimento

Recebemos todos os dias notícias sobre o Aquecimento Global, e vemos imagens de suas consequências em todo o Planeta. O número de espécies de animais e plantas em perigo de extinção só aumenta e os governos ainda estão longe de promover leis que realmente ajudem a parar a mudança climática. Neste contexto, são os consumidores comuns que (...)

+ informações

Seções