A subsidiária de engenharia tecidual do grupo L’Oréal anunciou o lançamento no Brasil de uma Córnea Humana Reconstruída (SkinEthic HCE).

O modelo SkinEthic HCE é composto por queratinócitos da córnea humana transformados cultivados em um filtro de policarbonato inerte na interface ar-líquido em um meio quimicamente definido. O tecido reconstruído forma um epitélio estratificado e bem organizado que é estrutural, morfológica e funcionalmente semelhante à córnea humana com presença de células basais, alares e produtoras de muco.

O novo modelo foi produzido seguindo a recomendação do CONCEA [1] para uso em testes de irritação ocular (RN 31) e poderá ser usado em laboratório para verificar se novos produtos cosméticos (ou outros bens de consumo) causam irritação nos olhos, reduzindo ou descartando a necessidade de usar animais nos testes.

A nova solução da Episkin permite evitar testes de produtos em animais. O modelo já é utilizado nos laboratórios do grupo em Europa e agora passará a ser desenvolvido no laboratório do Brasil para comercialização na América latina para uso em varias indústrias além da de cosméticos, como brinquedos, material escolar, produtos farmacêuticos, dispositivos médicos e agroquímicos...

A produção no Brasil deste novo modelo segue a comercialização pela Episkin em 2019 do SkinEthic RHE, uma epiderme humana reconstruída in vitro a partir de queratinócitos humanos cultivados em uma membrana de policarbonato inerte na interface ar-líquido, em um meio quimicamente definido.