Depois de focarem na redução do peso dos frascos de vidro e no aumento da proporção de componentes reciclados, os fabricantes deram um passo a mais no caminho da sustentabilidade, ampliando o princípio de design ecológico a todo o conjunto de embalagem primária e secundária, no âmbito de uma estratégia 360 graus.

O refil ganha espaço

Empresa especializada em soluções para dispensers, a Silgan decidiu apostar na oferta de sistemas de refil, um modelo que vem conquistando adeptos na indústria de perfumes. O fabricante lançou o Replay, novo sistema de enchimento de frascos que, segundo a empresa, não requer esforço e pode ser adaptado a diversos diâmetros de gargalo, inclusive frascos de amostras, modelos de bolso ou formatos maiores. O funcionamento é simples: o acessório, fabricado em PP, deve ser fixado no refil; o consumidor desatarraxa a bomba e em seguida encaixa o frasco de refil. O enchimento é feito pressionando o refil para baixo. O processo é automaticamente interrompido quando o frasco está cheio. Esse novo sistema, equipado com sobretampa, acompanha a linha de válvulas rosqueadas Pirouette, carro-chefe de vendas da Silgan.

Pioneira do desenvolvimento de soluções de refil, a Techniplast apresentou uma versão universal de seu RT Twist, acessório que deve ser rosqueado ao frasco para transvasar o produto. A vantagem dessa nova opção é a possibilidade de adaptar o refil a frascos de diversos formatos.

Tampa sustentável

A Dow, fabricante do Surlyn, ionômero muito usado na confecção de tampas para perfumes e cosméticos, anunciou o lançamento de duas novas versões sustentáveis desse composto: o Surlyn Ren, fabricado a partir de resíduos orgânicos, como óleo de cozinha usado; e o Surlyn Cir, obtido a partir de uma mistura de resíduos plásticos. Segundo a Dow, as duas novas versões oferecem o mesmo desempenho estético e mecânico que o material de origem. A divisão LVMH Beauty será uma das primeiras a utilizar esses novos materiais nos produtos de suas 75 marcas.

Por sua vez, a Axilone declarou que vem trabalhando na elaboração de tampas para perfumes fabricadas inteiramente em alumínio e, portanto, compatíveis com os canais de reciclagem existentes, podendo constituir uma alternativa ao uso de zamak.

No quesito sustentabilidade, é claro que o vidro continua sendo uma boa opção como material para a tampa. Uma bela ilustração é a solução criada pelo Grupo Pochet para o perfume Kenzo Flower Ikebana.

Gestos alternativos

Parceiro das marcas de beleza com sua oferta full service, o Grupo Superga trabalhou, em colaboração com o laboratório de formulação GBC, para criar uma linha inovadora de perfumes sem álcool. Denominada Neo Scents, ela foi desenvolvida pela Expressions Parfumées com a tecnologia Aquaco. Por meio das três soluções disponíveis, o objetivo era reinventar os gestos associados à aplicação de fragrâncias, despertar o prazer de se perfumar e adaptar-se à aplicação de perfume fora de casa, além de oferecer uma composição mais natural.

A promessa foi mais do que cumprida: Neo Hair Mist libera uma bruma perfumada para os cabelos; Neo Concrete é uma cera perfumada a meio caminho entre fragrância e cuidado da pele; por fim, Neo Perfume Stick apresenta-se na forma de um bastão transparente não gorduroso à base de óleos delicados.

Perfume para a casa

Pela primeira vez este ano, o salão Luxe Pack Monaco teve um espaço dedicado ao segmento Home Fragrance, mercado em plena expansão e importante vetor de inovação.

A Superga Beauty evidenciou seu compromisso contínuo com a inovação, apresentando a linha Mood, gama de perfumes de ambiente desenvolvida em parceria com a Expressions Parfumées. Criadas a partir de uma série de tecnologias que têm as neurociências como inspiração, essas fragrâncias podem ter uma influência positiva sobre as emoções. Um exemplo prático é o uso do difusor de perfumes e do spray de ambientes com o perfume Ray of Sunshine, selecionado por suas propriedades energizantes. Outra novidade é a bruma para travesseiro que, com sua fórmula especialmente adaptada a materiais têxteis, difunde a fragrância To the Moon & Back, desenvolvida para facilitar o adormecimento e melhorar a qualidade do sono.

Paralelamente, a Scentys – que criou e patenteou uma tecnologia de difusão seca com a qual os perfumes são encapsulados em pérolas de polímero – apresentou uma nova versão de suas cápsulas, fabricada em material renovável.

A empresa também inovou com uma versão pod de sua tecnologia, oferecendo assim uma solução que pode ser usada para apresentar o perfume em pontos de venda ou na forma de amostras. Com formato compacto, o produto contém uma pequena quantidade de pérolas que garantem uma difusão perfeita da fragrância, sem emitir nenhum outro tipo de partícula no ar. A Prada, por exemplo, já adotou essa solução em suas lojas.

Decoração sustentável

O fabricante de vidros Stoelzle Masnières Parfumerie – empresa que, ao lançar o Quali Glass Coat, já havia afirmado seu compromisso com a busca de soluções de decoração de baixo impacto ambiental – passou a oferecer também a possibilidade de laquear a parte interna dos frascos por pulverização à base de água.

A aplicação da laca na parte interna reveste o frasco por dentro, garantindo cobertura total. A técnica leva em conta o volume específico do frasco, bem como a densidade do vidro. Apesar do contato direto com a fragrância, a fórmula exclusiva da laca impede a passagem de substâncias, mesmo com produtos que contenham álcool, dispensando o uso de sachê interno.

Tendências e inovações no mercado global de perfumes serão apresentadas no Fragrance Innovation Summit em 30 de novembro de 2023 em Paris. Detalhes e inscrição: www.fragranceinnovation.com.