O fabricante de matérias-primas especiais anunciou um investimento de até USD 1 bilhão em uma usina de reciclagem molecular na França. Essa usina utilizaria a tecnologia de renovação de poliéster da Eastman para reciclar até 160 mil toneladas métricas por ano de resíduos plásticos difíceis de reciclar, que atualmente são incinerados.

O investimento possibilitaria a reciclagem anual de resíduos plásticos suficientes para encher 2,5 vezes o estádio de futebol nacional Stade de France, além de criar material de qualidade virgem com uma pegada de carbono significativamente menor.

A Eastman também pretende estabelecer um centro de inovação em reciclagem molecular que promoveria métodos e aplicações alternativos de reciclagem para conter a incineração de resíduos plásticos e deixar o insumo fóssil no solo. Espera-se que a usina e o centro de inovação estejam em operação até 2025.

O projeto da Eastman também contou com o apoio de um número de marcas globais. LVMH Beauty, The Estée Lauder Companies, Clarins, Procter & Gamble, L’Oréal e Danone assumiram a liderança ao assinar cartas de intenção para acordos de fornecimento de vários anos com essa usina.

"O plano de construir a maior usina de reciclagem de plásticos do mundo na França é uma parte importante de nossa estratégia geral de economia circular", disse Mark Costa, presidente do conselho e CEO da Eastman. "O anúncio de hoje é um marco importante para nosso compromisso, e esperamos alcançar outros marcos nos próximos meses, incluindo acordos relacionados à garantia de resíduos plásticos que serão o fornecimento de matéria-prima, a garantia de incentivos governamentais e a decisão de localização do local."