Por ocasião de uma conferência científica [1] organizada no âmbito do Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress (AMWC), em Mônaco, a Maison de luxo Dior apresentou o primeiro Conselho Científico especificamente dedicado à reversão do envelhecimento cutâneo [2]. O grupo reúne especialistas internacionais em reverse aging, bem como das equipes de pesquisa da divisão Dior Science.

"A Dior deu um passo audacioso ao ingressar numa aventura científica inédita e determinante. Movidos pelo desejo de fazer da beleza o nosso legado, mais do que nunca estamos convencidos de que a aliança entre beleza e saúde é a chave de uma relação positiva com o tempo que passa", explica Claudia Marcocci, diretora-geral de Marca da Parfums Christian Dior.

Fazem parte desse Conselho 18 cientistas, cuja missão é colaborar com os pesquisadores da Maison Dior, com vistas a ampliar os conhecimentos sobre o envelhecimento cutâneo e ajudar a divulgar para o grande público os progressos feitos pelas pesquisas nessa área.

Desde a década de 2000, as pesquisas sobre Reverse Aging têm avançado consideravelmente. Uma das principais conquistas foi a identificação de 12 importantes marcadores [3] do envelhecimento (entre os quais a senescência celular, o esgotamento das células-tronco, o desgaste dos telômeros etc.) que se tornaram referências para o setor de dermatologia.

"Com base nesses resultados, a Dior definiu como visão desenvolver soluções cuja ação não se limite às consequências visíveis do envelhecimento da pele, mas ajam também nas causas subjacentes desse processo, tendo como alvo um ou vários dos marcadores identificados. Embora muitos elementos ainda precisem ser corroborados e testados clinicamente, a Dior Science determinou em que direção e a partir de que bases o trabalho será desenvolvido, a fim de ampliar as fronteiras da ciência e concretizar essa revolução científica focada na questão da pele", explica a marca no site dedicado a essa pesquisa.

O Conselho é composto por doze renomados especialistas em ciências fundamentais (um especialista para cada marcador celular que determina o envelhecimento); três especialistas em ciências da pele, que participarão do processo de aplicação do Reverse Aging ao envelhecimento cutâneo; uma especialista em psicologia do envelhecimento, que abordará o Reverse Aging do ponto de vista social e societal; além de dois especialistas em ciência floral e etnobotânica, cuja função será explorar os efeitos de princípios ativos florais na reversão do envelhecimento cutâneo.