Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

Conservantes: A MIT é proibida em produtos não enxaguados na Europa

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»). Com base neste parecer e considerando o aumento da incidência de alergias provocadas pelo conservante, que foi utilizado em substituição aos parabenos.

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não (...)

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»).

De acordo com o regulamento publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 23 de julho de 2016 [1], a partir de 12 de fevereiro de 2017 produtos cosméticos não enxaguados que contêm metilisotiazolinona não podem ser colocados no mercado da União.

Regulamento (UE) 2016/1198 da Comissão de 22 de julho de 2016

A indústria europeia, no entanto, não esperou por a proibição oficial para iniciar a remoção da substância de suas formulações não enxaguados. Até dezembro de 2013, Cosmetics Europe, a associação europeia de fabricantes de cosméticos, recomendou a parar de usar a substância o mais rapidamente possível.

Os uso do MIT em produtos cosméticos enxaguados serão modificados por um segundo regulamento que a Comissão Europeia deve submeter a votação dos Estados-Membros no início de 2017.

Observações

[1Regulamento (UE) 2016/1198 da Comissão de 22 de julho de 2016 que altera o anexo V do Regulamento (CE) n.° 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos produtos cosméticos

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack prepara sua segunda edição em Los Angeles e anuncia nova locação em Nova York

Luxe Pack, a feira B2B dedicado a embalagens de luxo, retornará na Costa Oeste para uma segunda edição na Los Angeles em 27 e 28 de fevereiro de 2019. Como no ano passado, o evento será realizado em conjunto com a MakeUp em Los Angeles, a feira B2B de acessórios, tendências e formulação de produtos de maquiagem e cuidados com a pele. O (...)

+ informações
Palavra de especialista
Green, Clean... e o que mais?

Pascale Brousse
Green, Clean... e o que mais?

A força da nova tendência é visível. Para ser desejável, um produto deve ser green, clean e cool, de preferência seguindo os modelos de marcas Indie e DNVB [1]. Green - porque ser natural tornou-se um princípio de base para qualquer produto. Clean - porque a ausência de substâncias poluentes ou duvidosas é outro pré-requisito importante. Cool (...)

+ informações

Seções