Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

Conservantes: A MIT é proibida em produtos não enxaguados na Europa

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»). Com base neste parecer e considerando o aumento da incidência de alergias provocadas pelo conservante, que foi utilizado em substituição aos parabenos.

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não (...)

A União Europeia decidiu proibir metilisotiazolinona (MIT) em cosméticos não enxaguados (incluindo «toalhetes húmidos»).

De acordo com o regulamento publicado no Jornal Oficial da União Europeia de 23 de julho de 2016 [1], a partir de 12 de fevereiro de 2017 produtos cosméticos não enxaguados que contêm metilisotiazolinona não podem ser colocados no mercado da União.

Regulamento (UE) 2016/1198 da Comissão de 22 de julho de 2016

A indústria europeia, no entanto, não esperou por a proibição oficial para iniciar a remoção da substância de suas formulações não enxaguados. Até dezembro de 2013, Cosmetics Europe, a associação europeia de fabricantes de cosméticos, recomendou a parar de usar a substância o mais rapidamente possível.

Os uso do MIT em produtos cosméticos enxaguados serão modificados por um segundo regulamento que a Comissão Europeia deve submeter a votação dos Estados-Membros no início de 2017.

Observações

[1Regulamento (UE) 2016/1198 da Comissão de 22 de julho de 2016 que altera o anexo V do Regulamento (CE) n.° 1223/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos produtos cosméticos

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética

A próxima edição da FCE Cosmetique será realizada entre os dias de 21 a 23 de maio de 2019, no São Paulo Expo, e apresentará as principais inovações e tendências tecnológicas para o segmento da indústria cosmética. Em 2018, a mais grande exposição de tecnologia para a indústria cosmética no Brasil atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, (...)

+ informações
Palavra de especialista
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

Laurence Bacilieri
“Fazer o bem para se sentir bem” e indústria da beleza

A experiência "Do Good, Feel Good" é uma velha conhecida dos psicólogos: quanto mais fazemos o bem à nossa volta, mais nos sentimos bem. Hoje, esse fenômeno ganhou o universo da beleza e, sobretudo, o planeta. Nos últimos anos, várias iniciativas filantrópicas marcaram os espíritos: por exemplo, a contribuição da Estée Lauder para o combate (...)

+ informações

Seções