Com a aquisição da empresa brasileira Oxiteno S.A. Indústria e Comércio, filial da Ultrapar Participações S.A., o grupo tailandês Indorama Ventures Public Company Limited (IVL) objetiva consolidar sua carteira de tensoativos de alto valor agregado e ampliar consideravelmente sua atuação no segmento de óxidos integrados e derivados (IOD).

Nos últimos dez anos, o mercado de tensoativos registrou um crescimento contínuo, estimulado pela expansão demográfica e pela urbanização da sociedade, bem como pelo crescente cuidado com a higiene, que ganhou mais atenção com a pandemia de Covid-19.

Posicionamento mais forte no continente americano

Uma das principais produtoras integradas de tensoativos, a Oxiteno abastece mercados extremamente atraentes na América Latina. Para a IVL, "essa aquisição significa trazer para o grupo uma excelente equipe de dirigentes, uma expertise de primeira grandeza em matéria de inovação na área de química verde, um histórico de sólidas relações com clientes no Brasil, no Uruguai e no México, além de um potencial significativo de crescimento em mercados importantes, como os Estados Unidos, com a recente instalação de uma unidade em Pasadena, no Texas".

Para completar, o compromisso da Oxiteno no sentido de reduzir a emissão de gases de efeito estufa contribuirá para reforçar o perfil ambiental da IVL.

A operação - cujo valor foi fixado em US$ 1,3 bilhão, incluindo um pagamento diferido de US$ 150 milhões em 2024 - está sujeita às condições habituais de fechamento, em particular à aprovação das autoridades de regulação.

"Com a Oxiteno, estamos criando um líder mundial do setor de tensoativos. Graças a essa aliança, reforçamos nossa proposta de valor para os clientes, nossa cobertura de mercado e nossas equipes. Da mesma forma que a IVL, a Oxiteno cresceu como empresa familiar, movida por um forte espírito de empreendedorismo. A junção das duas equipes forma uma combinação inédita em nossa indústria, e estamos muito felizes com a perspectiva de acolher a Oxiteno em nossa família", comentou Aloke Lohia, CEO do Grupo IVL.