As marcas de cosméticos, mais que as de qualquer outro setor, não medem esforços para estabelecer com as consumidoras um vínculo muito semelhante a uma relação amorosa: querem que seu público pense nelas, passeie com elas, fale com as amigas sobre elas, seja fiel, demonstre dedicação exclusiva...

À margem dessa relação passional, eis que surge um terceiro personagem: o blogueiro (ou, geralmente, a blogueira) – que, sem o menor constrangimento, provoca curtos-circuitos na conexão entre as marcas e os consumidores.

Algumas marcas perceberam que os blogueiros – imprevisíveis e incontroláveis por natureza – podiam contribuir para a notoriedade e impulsionar as vendas de seus produtos. A Erborian, com seu BB Crème, é um ótimo exemplo. Em 2009, quando o produto foi lançado, a marca não investiu um centavo sequer em publicidade ou promoção junto à imprensa: os primeiros "vetores de propagação" desse produto revolucionário foram os blogs sobre beleza. Em seguida, outras marcas decidiram integrar, em sua estratégia de comunicação, esses novos porta-vozes que atuam a meio caminho entre jornalismo e consumo.

Confira as dez regras de ouro que as marcas devem seguir à risca:

1. Acompanhar de perto os artigos publicados nos blogs
Para dialogar com um blogueiro, é indispensável ler todos os posts e compreender que tipo de pessoa dá vida e alma ao blog.

2. Selecionar os blogueiros em função de seus valores e suas convicções
É melhor focar em blogueiros que se interessem pelo universo da marca, estejam familiarizados com o público alvo e veiculem as mesmas ideias que a marca em questão.

3. Cuidar da relação no longo prazo mediante pequenos gestos
O blogueiro aprecia quando a marca não entra em contato unicamente quando precisa de promoção para um produto. É preciso recompensá-lo postando links para o blog no Facebook da marca, retuitando seus posts, etc.

4. Ser autêntica
Alvos de bajulação por parte das marcas que, com segundas intenções, tentam ganhar destaque nos blogs, os blogueiros apreciam e acolhem bem as marcas que demonstram sinceridade.

5. Não confundir blogueiro com jornalista
Os blogueiros não trabalham para um editor nem são representantes de um organismo ou uma entidade. O que eles querem é cultivar relações de proximidade com as marcas, sem descuidar do aspecto humano.

6. Respeitar a liberdade do blogueiro
O blogueiro é o único mestre a bordo de seu blog. Cabe a ele definir a linha editorial e o tom que deseja adotar em seus posts. Ele não tem obrigações em relação a nada nem ninguém, e é capaz de tudo para ser o primeiro a falar sobre um produto.

7. Contribuir para a dinâmica dos blogs e proporcionar experiências a compartilhar
Os blogueiros recebem milhares de convites. Seja original e desperte curiosidade para que o seu evento ou e-mail chame a atenção deles.

8. Organizar eventos que promovam a proximidade
Nada de grandes cerimônias ou apresentações científicas demais: o blogueiro quer conhecer o criador da marca e ouvir o que ele tem a dizer, pessoalmente.

9. Mostrar a eles os bastidores da marca
Para os leitores, o blogueiro é um amigo quase íntimo que tem livre acesso às grandes e pequenas marcas de cosméticos – portanto, é o primeiro a ficar sabendo de certos segredos. Ofereça histórias interessantes que os blogueiros farão questão de contar.

10. Despertar e cultivar o desejo
love for ever