Lançada em 1986 pela Natura, a linha Chronos sempre teve como foco os cuidados antissinais e a valorização da beleza feminina em todas as idades, sendo a primeira a direcionar o portfólio por faixas etárias e apresentar uma nova abordagem para o skincare. Com cerca de 140 patentes registradas ao redor do mundo, a marca agora evolui para a categoria de dermocosméticos, se reposicionando como Natura Chronos Derma.

Chronos tem quase 40 anos de mercado. Sabemos que, em geral, quem usa produtos de tratamento facial é muito fiel à marca. Mas a tecnologia vai avançando e é importante estarmos sempre atualizados. Por isso, a cada década, em média, a Natura atualiza a plataforma tecnológica de Chronos, que segue sendo a mesma marca, mais aprimorada. Agora, fazemos um reposicionamento importante, introduzindo a marca no mercado derma”, afirma Denise Coutinho, diretora de comunicação e marketing da Natura.

Chronos Derma nasce a partir da Biociência Chronos, uma tecnologia inédita desenvolvida ao longo de nove anos de pesquisa sobre a vitalidade da pele. “Unimos bioativos proprietários da Natura, da biodiversidade amazônica e brasileira, com ativos consagrados da dermatologia para combater a senescência celular e manter a saúde da pele ao longo dos anos”, explica Priscila Moncayo, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Natura.

Transição para dermocosméticos exigiu maior investimento da história da linha

Ela revela que este foi o maior investimento da história de Natura Chronos. “Vimos que estava na hora de darmos um salto e posicionar a marca como derma, mas para isso precisamos respeitar alguns princípios básicos, começando com testes para comprovação de performance e eficácia, executado em institutos com metodologias internacionais reconhecidas. Para obter o reconhecimento de dermatologistas, fizemos uma junta médica, que avaliou e validou todas as nossas fórmulas e tecnologias, método de análise e dos testes de eficácia, segurança e de sensorial.

O terceiro ponto para a transição, o mais importante na opinião de Moncayo, foi passar a tratar da saúde da pele. “Precisamos de muito investimento e anos de pesquisa para entender a fundo os mecanismos celulares e criar fórmulas de dermocosméticos que atuam na saúde da pele e que nos levam a um novo patamar de excelência na marca.

Todo o portfólio foi reformulado, ganhando novos ativos. “Nesse momento, já relançamos os itens antissinais, substituindo as versões antigas. Ao longo do ano, vamos continuar com essa troca e as consumidoras poderão perceber resultados mais potentes”, diz Coutinho. O lançamento de Chronos Derma deve prosseguir até o mês de setembro e não haverá mudança de preços neste reposicionamento, segundo a executiva.

Novo antissinais para peles acima de 80 anos recebeu prêmio internacional

O portfólio também foi ampliado, incluindo produtos que vão da limpeza da pele ao tratamento intensivo. Entre os novos destaques da linha estão o Triplo Esfoliante Peeling Antissinais, que reúne esfoliação química, enzimática e física em um único produto para uma renovação celular profunda; a Essência de Tratamento Revitalização e Luminosidade, um pré-tratamento que potencializa os efeitos dos séruns e ativa a vitalidade celular; e o Creme Antissinais Fortalecimento e Nutrição 80+, nas versões dia e noite, que acaba de ser reconhecido pelo Wellness & Longevity Choice Awards 2025, premiação realizada nos Estados Unidos que destaca inovações voltadas ao bem-estar e à longevidade.

Chronos tem o compromisso de estar presente em todas as fases da vida da mulher, mas não tínhamos estudos em literatura científica sobre a pele de uma mulher de 80 anos. Então, nós fizemos esse estudo e, com base nos resultados, foi possível desenvolver um novo dermocosmético que faz sentindo tecnicamente, que atende às necessidades especificas dessa pele. É um lançamento que nos dá muito orgulho”, comenta Moncayo.

A diretora de comunicação e marketing da Natura se mostra otimista com o novo posicionamento da marca. “O mercado de produtos faciais vem crescendo. O ano passado foi muito bom para a categoria na Natura e nossa expectativa é que siga crescendo com o relançamento e a ampliação de portfólio de Chronos Derma”, finaliza Coutinho.