Para oferecer ao N° 5 um frasco produzido com vidro reciclado, mantendo um nível incomparável de pureza, brilho e transparência semelhante ao do cristal, as equipes da Chanel e da Pochet du Courval somaram suas respectivas expertises para repensar o processo de fabricação de vidro.

"Nosso objetivo era desenvolver um vidro reciclado de altíssimo nível, que apresentasse as qualidades de excelência e criatividade próprias à Maison Chanel", explica a Pochet em um comunicado.

Visão pioneira e desafio técnico

A criação do frasco constituiu um verdadeiro desafio tecnológico, tendo em vista que a transparência cristalina do vidro provém da pureza da matéria-prima utilizada. O vidro empregado na indústria de perfumes é um dos mais transparentes e brilhantes, e a reciclagem pode alterar esse atributo.

Para garantir a alta qualidade do vidro reciclado, a Pochet du Courval e seus parceiros desenvolveram um processo industrial inovador, que possibilita um controle mais apurado em cada etapa da cadeia de valor.

"Cada aspecto foi analisado nos mínimos detalhes. A tonalidade e o nível de transparência, pureza e brilho do vidro, bem como sua resistência, foram rigorosamente avaliados", explica um membro da equipe da Chanel.

O que a Pochet fez foi criar uma cadeia de coleta seletiva inovadora, reservada exclusivamente ao vidro extra claro. Ao garantir a qualidade do vidro reciclado, foi possível incorporar 15% de vidro PCR para realizar o frasco.

A edição limitada do eau de parfum 100 ml do Chanel N° 5 será o primeiro produto a utilizar essa inovação, que recebeu o nome de SEVA 3 [1]. A partir de 2022, a solução será progressivamente ampliada para os outros perfumes da marca Chanel.

Benefícios ambientais

Segundo as duas empresas, o fruto dessa colaboração oferece muitas vantagens, pois incentiva a economia circular, diminui o uso de recursos naturais e reduz o impacto de carbono, sem prejudicar a estética do perfume.

"Em média, para cada milhão de frascos produzidos com o vidro reciclado de nova geração SEVA 3, economizamos mais de 25 toneladas de matérias-primas virgens", explica a Pochet.