Em 2022, a fabricante brasileira de embalagens C-Pack Creative Packaging completa 20 anos de trajetória. “Foi um período de muito aprendizado e uma busca incessante pela evolução de nossos produtos e nível de serviço”, afirma o diretor comercial e de marketing Hernane Henrique. “Desde o início de nossas atividades, investimos muitos esforços em relações de confiança com colaboradores, parceiros de negócios e clientes, além de desenvolvermos o parque mais tecnológico de nossa indústria na América Latina, nos tornando referência no mercado. É um legado do qual temos muito orgulho e que servirá de base para os nossos próximos passos”, ele acrescenta.

O próximo passo já foi dado. Líder latino-americana na produção de bisnagas plásticas, a companhia inicia um novo ciclo de expansão de capacidade, investindo em novos equipamentos para sua planta de São José, interior de Santa Catarina. “Esperamos atender à crescente demanda de nossos clientes com maior disponibilidade em nossas linhas e com produtos que ofereçam as soluções mais completas e sustentáveis do segmento de bisnagas plásticas”, diz o executivo.

Parte dos recursos foi investida em uma segunda linha de produção de bisnagas plásticas com a tecnologia Flex. “Exclusividade da C-Pack na América Latina, essa tecnologia possibilita atender às necessidades mais atuais do mercado, desde a qualidade de impressão com imagens em HD por meio de flexografia, cold stamping e serigrafia, ao uso de resinas de origem petroquímica, vegetal ou recicladas, além de efeito metalizado 360°, tudo isso mantendo ainda 100% da reciclabilidade da embalagem”, explica Henrique.

Com previsão de entrada em operação até o final desse ano, a nova linha Flex aumentará a capacidade produtiva da C-Pack em mais de 15%, de acordo com o diretor. “Já estamos projetando a chegada da terceira linha Flex em dois anos. Com isso, até o final de 2024, nossa capacidade incremental de produção será de mais de 30% em comparação ao ano de 2021”, ele revela.

A empresa também adquiriu duas injetoras com inteligência artificial para ampliar a produção de novos moldes para os diâmetros de 50mm e 30mm. “São tamanhos muito demandados especialmente pelo mercado brasileiro de cabelos e cuidados com a pele, que tiveram um aumento expressivo de participação em nosso mix de formatos durante os últimos 18 meses”, diz Henrique.

Planta de Santa Catarina da C-Pack

Esse investimento acontece depois de um período difícil para diversos setores da economia, incluindo a indústria de embalagens, que sofreu com a falta de matérias-primas decorrente das restrições causadas pela Covid-19. “Na C-Pack investimos um percentual importante de nosso faturamento anual em novas tecnologias por acreditarmos no potencial de nossos clientes e na força dos mercados em que atuamos, e continuamos acreditando mesmo durante a difícil crise sanitária que enfrentamos nos últimos dois anos”, conta o executivo.

Segundo ele, a carteira diversificada de clientes e o trabalho em diferentes subcategorias de cosméticos ajudaram a empresa a balancear os resultados. “Foram momentos muito difíceis para todos, mas a resiliência e criatividade de nossas equipes em buscar soluções inteligentes, contando com as ferramentas e os recursos tecnológicos adequados para responderem com agilidade às novas necessidades do mercado, fizeram toda a diferença”, reforça.

Para os próximos anos, Henrique fala que a C-Pack tem planos para o mercado internacional, mas que agora o foco é a consolidação da expansão da capacidade produtiva no Brasil. “Por enquanto, nossa planta de Santa Catarina está preparada para atender às demandas nacionais e internacionais, dentro dos mais exigentes padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade”.