A nova configuração da fábrica da Bormioli Luigi na Espanha vem ganhando contornos mais precisos. Situada em Azuqueca, a 40 km de Madri, a unidade vinha sendo utilizada para a fabricação de artigos de mesa e cozinha desde 2017, quando foi adquirida pela empresa. Em 2021, foi instalada a primeira máquina IS na fábrica, com o objetivo de atender ao segmento de cosméticos masstige. Essa primeira linha, operacional desde 2022, ganhou a companhia de duas outras no primeiro semestre de 2023, e a previsão é que uma quarta linha seja instalada no início de 2024, a fim de garantir uma capacidade total de produção de 90 milhões de peças por ano, aumentando em um terço a capacidade de produção global da empresa.

Nova capacidade de produção

Essa operação estratégica é parte integrante de um plano de investimento lançado em 2019, que aumentará para 18 o número total de linhas de produção da empresa, repartidas por três fábricas.

Com a ampliação da capacidade de produção, oobjetivo inicial da Bormioli Luigi era atender à demanda de embalagens primárias de vidro para os segmentos de cuidados da pele e maquiagem. Mas os ventos da conjuntura sopraram em outra direção: nos últimos anos, o crescimento do mercado de perfumes suplantou o de produtos cosméticos.

Hoje, graças à nova capacidade de fabricação instalada na Espanha, a empresa consegue absorver o crescimento do volume de produção e atender melhor à crescente demanda de clientes do setor de fragrâncias. Dentro de algum tempo, as quatro máquinas IS serão complementadas por uma oficina de decoração. "Futuramente, a unidade espanhola contribuirá para equilibrar a demanda dos mercados de perfumes", explica o fabricante de frascos em um comunicado.

Redução da emissão de GEE

Ao final do plano de investimento 2019-2023, que injetou 200 milhões de euros na fábrica, um novo plano será lançado para o período 2024-2028. Segundo a Bormioli Luigi, a verba será destinada ao crescimento estrutural, à gestão de equipamentos de produção e fluxos de produtos e à implementação de programas inovadores e sustentáveis de manejo do meio ambiente.

"Vamos continuar dando o melhor atendimento às marcas, com serviços que correspondem às suas necessidades. Queremos contribuir para o crescimento dessas empresas como autênticos parceiros, otimizando os produtos e desenvolvendo inovações cada vez mais sustentáveis  ", explica Simone Baratta, Diretora da Business Unit Perfume & Prestige.

Os futuros investimentos terão como principal foco a redução da pegada ambiental da empresa. Concretamente, o objetivo da Bormioli Luigi é diminuir em 50% a emissão de carbono de suas fábricas até 2030. Pioneira da fusão elétrica, que já responde por 65% da produção global, a empresa vem eletrificando seus processos de produção e efetuando a hibridação de alguns fornos a gás. A isso se soma o uso de fontes de energia renováveis.

A empresa ressalta que essas reformas estruturais contribuirão também para lidar, em tempo real, com a volatilidade da gestão de energia. Paralelamente, a Bormioli Luigi vem desenvolvendo importantes projetos em colaboração com seus pares, principalmente no que se refere ao uso de tecnologias alternativas, como hidrogênio.