Apesar dos 17 anos de experiência no mercado nacional, a Boni Brasil nasceu há apenas dois, quando a empresa adquiriu a participação brasileira da antiga associada, a espanhola Laboratório Boniquet, tornando-se 100% nacional.

Carlo Sabino, diretor comercial da Boni Brasil

Especializada no desenvolvimento e na fabricação de produtos de higiene oral de marca própria e terceirização de cosméticos e artigos de cuidados para os bebês, a empresa tem em sua carteira de clientes grandes redes de varejo como Wal-Mart, Carrefour e DIA. Com sede em São Paulo e capacidade para produzir 5 milhões de unidades por mês, a Boni Brasil agora investe na ampliação de seu portfólio e no fortalecimento de suas marcas.

A estratégia e o foco da gestão passaram a ser nossos produtos próprios. Estamos concentrando os investimentos nas marcas Boni Baby e Boni Kids, específicos para crianças, e na Ultra Action, para adultos”, afirma Thaiane Santos, trade marketing da empresa.

As linhas infantis contam com escovas, enxaguatórios e géis dentais para diferentes fases da vida das crianças, além de toalhas umedecidas, que são produzidas pela indústria desde 2011. Grande parte dos artigos é de licenciados, com personagens de forte apelo no universo infantil, como os da Turma da Mônica, Disney e Looney Tunes. “Temos uma parceria sólida e forte com grandes franquias. Juntos crescemos ano a ano, fortificando nossos produtos e mantendo a presença da marca no mercado”, diz Santos. Já a seleção para adultos é composta por cremes dentais e enxaguatórios bucais, que passaram por uma recente repaginação, com novas embalagens e design.

Os preços das linhas são acessíveis, com itens a partir de R$ 2 (creme dental de 90g). A distribuição, presente em todo o território brasileiro, é dividida entre dois canais: supermercados, com 60% das vendas, e drogarias, com os outros 40%.

A última novidade da Boni Brasil foi a recente ampliação de seu portfólio, com o lançamento da linha vegana Boni Natural. Além dos itens de higiene oral, a nova coleção traz xampu, condicionador, máscara capilar, desodorante em spray e hidratante corporal, todos com fórmulas elaboradas sem nenhum tipo de insumo de origem animal ou a partir de testes em animais. “Esta é uma tendência de mercado. Ainda existem poucas empresas atuando nesse segmento no Brasil e nós temos know how e tecnologia para a produção”, afirma Carlo Sabino, diretor comercial da Boni Brasil.

Linha vegana de cosméticos Boni Natural

Desenvolvidos com ingredientes como óleos de malaleuca, linhaça e amêndoas e até bambu, que é utilizado no cabo da escova de dentes, os produtos também são livres de compostos prejudiciais à saúde, como parabenos, silicones, cloridrato e flúor triclosan. “Os produtos da Boni Natural contam com mais de 91% de matérias-primas de origem vegetal e mineral”, garante Sabino.

De acordo com a marca, o ponto de partida para a criação da Boni Natural teve como base pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), que revelaram que 61% dos brasileiros consideram a opção de mudar o estilo de vida e que 70% estão dispostos a pagar mais por um produto natural. O xampu de 500ml, por exemplo, sai por R$ 28.

Sabino diz que a nova linha reforça a filosofia da empresa, “quem ama cuida”, uma vez que os produtos não oferecem riscos para o meio ambiente. “Toda matéria-prima natural é utilizada de forma responsável. Nosso objetivo é deixar que os recursos extraídos da natureza presentes nos produtos conversem diretamente com o consumidor, através de suas qualidades e benefícios”, completa o diretor da empresa.