Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Beraca investe em nova tecnologia multipropósito para ampliar portfólio de ingredientes sustentáveis

A empresa incorporou um complexo bioextrator em sua fábrica no Pará, norte do país, e foca no crescimento de 20% ao ano.

A Beraca é a maior fornecedora de ingredientes naturais e orgânicos da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, cuidados pessoais e de produtos farmacêuticos. Para manter o título de liderança e ampliar ainda mais sua oferta de insumos, a companhia fundada há mais de 60 anos no país acaba de expandir sua fábrica localizada na cidade de Ananindeua, no estado do Pará.

A nova estrutura compreende a incorporação de um complexo bioextrator multipropósito, que permite processar ingredientes de origem natural. A tecnologia prevê o pleno aproveitamento das espécies, sem a geração de resíduos, uma vez que ela possibilita transformar a biomassa residual da produção em outros compostos bioativos para aplicações diversas no mercado de artigos de beleza e higiene pessoal.

Mayara Sales, gerente de vendas da Beraca

Mayara Sales, gerente de vendas da Beraca

A nova planta é uma aposta da empresa para aumentar seu leque de insumos e atender a uma demanda do mercado, mas sem abrir mão de seu DNA, que é a sustentabilidade”, afirma Mayara Sales, gerente comercial da Beraca no Brasil. “Além do nosso extenso portfólio, que inclui óleos e manteigas vegetais, o complexo multipropósito permitirá a fabricação de uma vasta gama de extratos, bioativos e diferentes compostos aromáticos, a partir da extração de folhas, raízes, resinas, óleos vegetais, entre outros”.

Ela informa que os novos ingredientes, muitos deles ainda inéditos no mercado, serão desenvolvidos com padronização de ativos e comprovação da atividade biológica por meio de testes de eficácia e aplicação. “Isso agrega valor e inovação aos produtos finais customizados para nossos clientes”, diz.

Para Sales, a estrutura recém-inaugurada deve ajudar a Beraca a manter o crescimento de 20% ao ano, “um resultado exponencial, que já estamos alcançando desde 2016”, revela. A empresa, que tem distribuição para mais de 40 países, com subsidiárias na França e Estados Unidos, espera também com esse investimento – o valor não foi divulgado – conquistar novas parcerias e solidificar a relação com atuais clientes.

A gerente comercial lembra que o Brasil é o quarto maior produtor de bioextratos do mundo, atrás apenas da China, México e Índia. Segundo a pesquisa Global Botanic Extracts Market, realizada pelo Data Bridge Market Research, este segmento deve chegar a um faturamento global de US$ 5,8 bilhões em 2022, crescendo em média 9% ao ano até 2025.

Frente a esse cenário, que já é bastante promissor, a nova planta da Beraca certamente contribuirá também para impulsionar o setor, não apenas nacionalmente, como mundialmente, colaborando com a alavancagem da posição global do país”, aposta Sales.

De acordo com a companhia, pertencente ao Grupo Sabará e a Clariant, a estrutura inédita no Norte do Brasil deve auxiliar ainda no desenvolvimento socioeconômico da região. Há vinte anos, por meio de seu Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, todos os frutos, sementes e demais insumos vegetais usados na fabricação de seus ativos são colhidos ou coletados por comunidades agroextrativistas localizadas na Amazônia e diferentes biomas do Brasil.

Além de garantir a rastreabilidade completa de matérias-primas, práticas de campo sustentáveis e a ética e o respeito na fabricação e no fornecimento de ingredientes, o projeto beneficia mais de 2.500 famílias em todo o Brasil.

Renata Martins

Portfólio

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Tendência olfativa: o impacto de essências minerais

Aliénor Massenet
Tendência olfativa: o impacto de essências minerais

Substâncias sólidas, inorgânicas e cristalizadas, os minerais resultam de um processo geológico natural. No setor de perfumes, a mineralidade é um conceito subjetivo, pois não existe uma família mineral propriamente dita. Com facetas úmidas e salgadas, as notas minerais oferecem aos perfumistas uma nova maneira de expressar o frescor em suas (...)

+ informações

Seções