Alinhada com a tendência global de formulações mais naturais e com performance multifuncional, a Beraca apresenta uma formulação tecnológica de alto desempenho para o segmento de repelentes de insetos.
A inovação tem como objetivo atender à crescente demanda do mercado por soluções capazes de resolver um problema contemporâneo: a proliferação de doenças transmitidas por mosquitos, como zika vírus, dengue, febre amarela e chikungunya.
Para isso, o líder global no fornecimento de ingredientes provenientes da biodiversidade brasileira desenvolveu e patenteou uma formulação que, entre os componentes naturais e tecnológicos aplicados, destaca-se a combinação do DEET, ativo reconhecido mundialmente pela elevada capacidade de repelência, e o óleo de andiroba, ingrediente natural proveniente da biodiversidade amazônica. Além disso, a união de todas as matérias-primas define um aspecto de emulsão leve e cremosa ao produto, que foi desenvolvido a partir do conceito de redução de compostos sintéticos, porém sem perder as características funcionais e sensoriais.
A inovação da Beraca pode ser encontrada em duas versões: a primeira, um blend pronto destinado às indústrias fabricantes de repelentes; e por meio da marca Naté!®, recém-lançada no mercado como uma alternativa mais natural aos produtos dessa categoria.
“Apostamos muito em soluções que unem a natureza e a tecnologia. A Naté!® é uma alusão à essa filosofia, uma marca alternativa criada com o intuito de oferecer um produto multifuncional, capaz de proporcionar proteção contra insetos e, ao mesmo tempo, cuidar da pele. Nosso público-alvo é o consumidor que se preocupa com a saúde, mas não quer abrir mão de uma performance sensorial e da hidratação prolongada, inclusive, em produtos com apelo mais natural”, ressalta Daniel Sabará, CEO da empresa.
Impacto ambiental e desenvolvimento socioeconômico
Outro ponto chave do posicionamento da marca e do primeiro produto da linha Naté!® é o apelo socioambiental. Além das inovações destinadas ao mercado de repelentes contribuírem com a saúde e o bem-estar, a formulação da Beraca também estimula a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social de comunidades ribeirinhas responsáveis pelo fornecimento das sementes de andiroba.
Isso é possível porque a matéria-prima é considerada uma fonte de renda extra para famílias que vivem de atividades como a pesca e a agricultura de subsistência na região Norte do país. Trata-se de uma ação do Programa de Valorização da Sociobiodiversidade®, criado pela Beraca em 2000 e que atua como uma ponte entre mais de cem comunidades agroextrativistas espalhadas pelo Brasil (com mais de 2.500 famílias) e os principais fabricantes mundiais de cosméticos.