Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Ingredientes e fórmulas

Benefícios da nanotecnologia nos cosméticos norteiam a expansão da Nanovetores

Com foco em inovação, a Nanovetores, multinacional brasileira fornecedora de ingredientes encapsulados para aplicações cosméticas, prevê um 2016 de boas notícias. Em março, a sede da empresa foi transferida para um dos maiores complexos de inovação de Florianópolis (SC), o Sapiens Parque. A abertura de uma sucursal na Suíça também está programada para este ano.

A atuação da Nanovetores na indústria cosmética é diversa, com ativos antiacne, anticelulite, antirrugas, condicionadores e colorações capilares. O amplo portfólio é resultado da experiência farmacêutica da diretora técnica, Betina Giehl Zanetti Ramos, detentora de patentes internacionais, e do conhecimento tecnológico e empresarial do diretor-presidente, Ricardo Henrique Ramos, que falou ao Brazil Beauty News sobre os próximos passos da empresa.

Ricardo Henrique Ramos, diretor-presidente, e Betina Giehl Zanetti Ramos, (...)

Ricardo Henrique Ramos, diretor-presidente, e Betina Giehl Zanetti Ramos, diretora técnica da Nanovetores

Brazil Beauty News - A Nanovetores surgiu como uma startup em 2008 e hoje desponta como exemplo de inovação na indústria brasileira de cosméticos. De que maneira a empresa se posiciona e se mantém neste mercado?

Ricardo Ramos - A Nanovetores se posiciona como uma referência em sistemas nanotecnológicos com o uso de insumos naturais, que oferecem resultados rápidos e seguros em cosméticos. Possuímos patentes de propriedade industrial, mantendo uma estratégia diferenciada, com o desenvolvimento e a comercialização de sistemas de encapsulação e o uso de materiais biocompatíveis e biodegradáveis em base aquosa.

Brazil Beauty News - Como tem sido a experiência de investir em pesquisa e inovação no Brasil?

Ricardo Ramos - Os investimentos melhoraram com a Lei de Inovação [em vigor desde 2014, oferecendo incentivos a pesquisas tecnológicas], mas ainda são insuficientes para auxiliar o país no despontar de novas tecnologias. Muito se está fazendo em termos de benefícios fiscais, subvenções e apoio à inovação, mas o acesso a esses recursos, por vezes, é bastante burocrático e nem sempre suficiente para todos os interessados. Apesar disso, a Nanovetores alcançou sucesso na captação de recursos e jamais se intimidou. Hoje, somamos quase R$ 3,5 milhões captados para aplicação em pesquisa e desenvolvimento de produtos. Recebemos diversos prêmios de inovação, como o 1º Lugar no Prêmio Stemmer de Inovação 2011, Melhor Empresa Incubada do Brasil Anprotec 2014 e 1º Lugar no Segundo Prêmio Brasil-Alemanha de Inovação 2014.

Brazil Beauty News - Atualmente, há quantos produtos no portfólio da Nanovetores? Quais são os destaques e tecnologias exclusivas no universo cosmético?

Ricardo Ramos - Nosso portfólio tem hoje mais de 90 produtos desenvolvidos, muitos deles exclusivos à tecnologia de encapsulação Nanovetores. Como exemplos, podemos citar o Nano Cellulitech, um blend inovador com ativos termogênicos encapsulados de alta permeação; o Nano Nails, com óleos essenciais naturais encapsulados para ação antifúngica e antimicrobiana para as unhas; e o Nano UP-lift, um sistema inovador para tratamento de rugas faciais.
Além dos sistemas de encapsulação para cosméticos, a Nanovetores desenvolveu uma linha de ativos cosméticos aplicáveis em produtos têxteis, com aderência e resistência a lavagens, que promovem ação hidratante, anticelulítica, de frescor e redução de odores.

Sede da Nanovetores no Sapiens Parque

Sede da Nanovetores no Sapiens Parque

Brazil Beauty News - De que maneira a nanotecnologia contribui para a fabricação de cosméticos mais eficazes?

Ricardo Ramos - Nossos sistemas de encapsulação possibilitam, inicialmente, uma proteção dos ativos quanto a oxidações e interações com os demais componentes da fórmula, como conservantes e fragrâncias. Desta forma, os ativos não produzem resíduos de oxidação e preservam sua ação ativa. Esta aplicação é ainda mais eficiente por causa do tamanho reduzido (nanométrico) das partículas e o aumento da área de contato entre o ativo encapsulado e a superfície de aplicação.
Outra vantagem da nanotecnologia é a redução de doses. Costumamos dizer que “em nanotecnologia, menos é muito mais”. Todos os sistemas da Nanovetores são naturais e desenvolvidos em base aquosa, além de serem dermatologicamente testados e submetidos a controles regulatórios nacionais e internacionais.

Brazil Beauty News - Quais ativos cosméticos fazem mais sucesso no Brasil?

Ricardo Ramos - No Brasil, os grandes cases de sucesso são os produtos de ação mais rápida: o Nano Cellulitech, com eficácia anticelulite após uma aplicação; o Nano Nails, com unhas renovadas em quatro dias; a Nano Melaleuca, com acne reduzida em quatro horas; e o Nano Up-lift, que promove a suavização das rugas em 10 minutos. Em 2016, a Nanovetores lançou o Nano Ageless Complex, um ativo antirrugas que passa a agir 90 segundos após a aplicação, e o Nano Mature Skin, um ingrediente de hidratação intensa sem ureia.

Brazil Beauty News - Como a Nanovetores se posiciona no mercado externo e quais são os planos para as exportações?

Ricardo Ramos - A Nanovetores possui uma filial nos EUA e, em breve, terá também uma sucursal na Suíça. A empresa se posiciona de forma a estar próxima de seus clientes e mercados, fortalecendo a ação local. Também trabalhamos com parceiros nos EUA e na Europa, que realizam a adaptação dos nossos produtos para novos mercados. A Nanovetores exporta para 22 países desde 2013, por meio de 15 distribuidores internacionais.

Amanda Veloso

© 2016 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Qualipac e Verescence vencedores do Prêmio Luxe Pack in Green Monaco 2018

Na 31ª edição da feira Luxe Pack Monaco, o júri do Luxe Pack in Green Awards, um prêmio anual que reconhece as soluções de embalagem mais ecológicas no setor de luxo, bem como as ações corporativas responsáveis, designou os vencedores do ano 2018. Qualipac ganha o prêmio na categoria Packaging Solutions O preço da melhor solução de (...)

+ informações
Palavra de especialista
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

Emmanuelle Bassmann
O Brasil é a nova Coreia do cabelo?

A Brasil International Beauty Fair é a maior feira comercial de beleza da América do Sul. A edição 2018 aconteceu em 08 -11 de setembro de 2018 em São Paulo, Brasil. Veja a seguir uma visão geral das principais tendências e destaques em inovação de produto. O Brasil sempre foi reconhecido por ser inovador no setor de beleza. (...)

+ informações

Seções