Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Radar

BASF e CTIBiotech desenvolvem modelo de pele humana produzido por bioimpressão em 3D, incluindo macrófagos imunitários

A BASF Care Creations e a CTIBiotech anunciaram a criação dos primeiros modelos de pele produzidos por bioimpressão em 3D com a incorporação de macrófagos do sistema imunitário. O objetivo é dispor de um suporte para desenvolver e testar ingredientes cosméticos que apresentam propriedades anti-inflamatórias.

Vale lembrar que os macrófagos têm um papel essencial na homeostase da pele: monitorando constantemente o microambiente cutâneo, eles detectam sinais de estresse celular, lesões tissulares e infecções. Os macrófagos são essenciais à cicatrização de feridas e à regeneração total dos tecidos. Seu elevado grau de plasticidade pode favorecer ou, ao contrário, inibir inflamações.

O novo modelo em 3D abrirá caminho para a pesquisa e o desenvolvimento de (...)

O novo modelo em 3D abrirá caminho para a pesquisa e o desenvolvimento de ingredientes ativos com propriedades anti-inflamatórias. (Foto: CTIBiotech)

"Comparada aos métodos in vitro atuais, a pele obtida por bioimpressão em 3D desenvolvida em colaboração com a CTIBiotech possibilitará uma análise mais próxima da fisiologia humana e da função imunitária dos macrófagos", afirma o Dr. Sébastien Cadau, especialista em modelos de pele em 3D da BASF Care Creations, sediada em Lyon, na França. "Graças a essa tecnologia, poderemos acelerar o desenvolvimento de princípios ativos inovadores e extremamente confiáveis para o mercado de cosméticos. Com base na compreensão da pele imunocompetente em 3D, será possível desenvolver e avaliar ingredientes cosméticos sofisticados".

A cooperação entre a BASF e a CTIBiotech teve início em 2011, mas foi em 2015 que as duas empresas começaram a trabalhar com modelos de pele em 3D para desenvolver e testar ingredientes destinados a produtos de cuidados da pele.

(Tradução: Maria Marques)

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

mais recentes
Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Victoria's Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

Laurence Bacilieri
Victoria’s Secret ou o fracasso de um posicionamento conservador

O cancelamento do show da Victoria’s Secret não chegou a ser uma surpresa. Em maio, o jornal New York Times já havia revelado que o desfile não teria mais patrocínio para a transmissão pela televisão. "A Victoria’s Secret precisa se reinventar para crescer. Por isso, decidimos repensar o tradicional Fashion Show da marca e criar um evento (...)

+ informações

Seções