A BASF Care Creations e a CTIBiotech anunciaram a criação dos primeiros modelos de pele produzidos por bioimpressão em 3D com a incorporação de macrófagos do sistema imunitário. O objetivo é dispor de um suporte para desenvolver e testar ingredientes cosméticos que apresentam propriedades anti-inflamatórias.

Vale lembrar que os macrófagos têm um papel essencial na homeostase da pele: monitorando constantemente o microambiente cutâneo, eles detectam sinais de estresse celular, lesões tissulares e infecções. Os macrófagos são essenciais à cicatrização de feridas e à regeneração total dos tecidos. Seu elevado grau de plasticidade pode favorecer ou, ao contrário, inibir inflamações.

O novo modelo em 3D abrirá caminho para a pesquisa e o desenvolvimento de...

O novo modelo em 3D abrirá caminho para a pesquisa e o desenvolvimento de ingredientes ativos com propriedades anti-inflamatórias. (Foto: CTIBiotech)

"Comparada aos métodos in vitro atuais, a pele obtida por bioimpressão em 3D desenvolvida em colaboração com a CTIBiotech possibilitará uma análise mais próxima da fisiologia humana e da função imunitária dos macrófagos", afirma o Dr. Sébastien Cadau, especialista em modelos de pele em 3D da BASF Care Creations, sediada em Lyon, na França. "Graças a essa tecnologia, poderemos acelerar o desenvolvimento de princípios ativos inovadores e extremamente confiáveis para o mercado de cosméticos. Com base na compreensão da pele imunocompetente em 3D, será possível desenvolver e avaliar ingredientes cosméticos sofisticados".

A cooperação entre a BASF e a CTIBiotech teve início em 2011, mas foi em 2015 que as duas empresas começaram a trabalhar com modelos de pele em 3D para desenvolver e testar ingredientes destinados a produtos de cuidados da pele.