A marca de maquiagem natural alemã, vegana, orgânica e cruelty free, anuncia uma parceria inédita com a CleanHub, organização global sediada em Berlim, especializada na remoção de resíduos plásticos de zonas costeiras como Índia, Guatemala e Indonésia, antes que eles cheguem aos oceanos. A colaboração prevê a retirada de 2,4 toneladas de lixo plástico dessas regiões — volume 20 vezes maior do que o utilizado pela marca em suas embalagens ao longo de 2024.
Com esse acordo com a Baims reafirma seu pilar de sustentabilidade e seu compromisso com práticas de beleza limpa e responsabilidade ambiental. Por meio da instalação de centros de coleta em comunidades costeiras com infraestrutura precária, a CleanHub conecta essas áreas a serviços estruturados de gestão de resíduos sólidos, evitando que plásticos descartados de forma inadequada cheguem aos oceanos.
“Essa parceria com a CleanHub reforça e amplia nossos pilares em mais um compromisso com a responsabilidade ambiental, agora com os oceanos. Proteger os oceanos é proteger a vida de todos os seres vivos do planeta. É também sobre o futuro que deixaremos para as próximas gerações de todas as partes do mundo”, afirma Luisa Baims, CEO da Baims.
Além de fórmulas biodegradáveis, naturais e orgânicas, a Baims já reduziu em 75% o uso de plástico em suas embalagens, priorizando materiais como bambu, vidro e alumínio. A marca também implementou um sistema de refil para 60% de seu portfólio, reduzindo significativamente o lixo e o desperdício.
Segundo estimativas recentes, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos todos os anos. Sem ações concretas e coordenadas, esse número pode triplicar até 2040.