À medida que os consumidores se dão conta de que é melhor prevenir do que remediar, cuidados e proteção solar andam de mãos dadas, e as marcas precisam lidar com três temas importantes relacionados à inovação:

Foco na barreira cutânea

O interesse pela barreira cutânea cresceu muito entre os jovens consumidores ultimamente, estimulado sobretudo pelos conteúdos didáticos apresentados na plataforma TikTok por influenciadores especializados em questões dermatológicas. Prova disso é que a hashtag #skinbarrier registrou mais de 300 milhões de visualizações na plataforma. Os produtos posicionados como dermocosméticos estão ganhando terreno à medida que os consumidores apostam cada vez mais na prudência, virando as costas ao sonho de brilhar aqui e agora e preferindo cuidados que, ao contrário, proporcionem uma pele que irradie saúde de forma duradoura.

Diante desse cenário, a barreira cutânea passou a ocupar o centro das atenções. Segundo a plataforma Spate, nos Estados Unidos são efetuadas, em média, 8.500 buscas por mês com a expressão "reparar a barreira cutânea", o que representa um aumento de 67,9% em relação a um ano atrás.

Especialmente destinada aos consumidores da geração Z, a marca Byoma desenvolveu produtos com preços moderados e fórmulas simples que reforçam a pele e estimulam a barreira cutânea. Adotando um enfoque didático, em sua página no Instagram a marca conta todos os segredos do que é - e do que não é – a barreira cutânea.

Protetores solares super-híbridos

A cada ano, mais de 9.500 pessoas nos Estados Unidos recebem um diagnóstico de câncer da pele, e a taxa de melanoma aumentou muito nos últimos 30 anos. Com o fim das restrições impostas pela Covid e a volta do verão e do sol, os americanos passam cada vez mais tempo ao ar livre. Os mais precavidos dentre eles buscam produtos que, além de proteger contra os raios UV, proporcionem benefícios para a flora cutânea. Essa demanda vem dando origem a produtos híbridos na categoria de protetores solares, levando muitas marcas especializadas a ampliar sua oferta.

A linha Sun Bum, por exemplo, anteriormente conhecida apenas por seus protetores solares destinados a surfistas, decidiu ingressar no universo dos cuidados da pele em junho de 2021. O lançamento da Cay Skin, marca criada por Winnie Harlow com a proposta de ser "uma marca de cuidados para qualquer pessoa que pegue sol", é a perfeita ilustração dessa nova geração de produtos solares. Esse modelo de "sunification" - protetor+cuidado da pele - aposta em produtos inclusivos, com texturas adaptadas a todos os tipos de pele. Priorizando a ação de cuidados, suas fórmulas são baseadas em produtos do Caribe e em ingredientes sustentáveis e eficientes (sem silicone e sem risco para os recifes).

Cuidados conquistam novas fronteiras

Para os consumidores, a noção de "saúde" engloba atualmente aspectos físicos e mentais, pois a pele é um termômetro da saúde interna e do bem-estar geral. Não é de surpreender que estejam surgindo espaços inéditos e rituais alternativos de cuidados, a fim de atender às exigências atuais de estilos de vida modernos, em que a natureza, a medicina e a microdosagem de ingredientes se unem para contestar a visão tradicional de beleza que reinava até pouco tempo atrás. Uma filosofia focada na prevenção, que promove a busca por tratamentos alternativos e experiências delineadas para cuidar da saúde mental. Nesse cenário, florescem tratamentos por quetamina, viagens psicodélicas guiadas e terapias por microdosagem.

Numa entrevista publicada no site Vogue.com, Sarah Chapman menciona o importante papel desempenhado pelo autocuidado para preservar o equilíbrio mental. "Uma pele radiante é um claro indicador de um corpo sadio", ressalta ela.

Proporcionando conforto emocional por meio de seu poder olfativo, o The Mind & Body Fragrance, produto da The Nue Co, é um perfume sem gênero, criado com o objetivo de revigorar a energia mental e facilitar a concentração, graças a uma tecnologia olfativa patenteada pela empresa.

A visão da CIC:

Nos novos horizontes pós-pandemia, os cuidados psicobiológicos abrem espaço para uma nova subcategoria extremamente interessante para as marcas que estejam buscando oferecer produtos com benefícios tanto para a saúde física como para a saúde emocional. À medida que aumenta nossa compreensão sobre o quanto a pele é agredida pelo meio ambiente, nosso modelo de cuidados da pele tende a priorizar a defesa e a proteção. Esse novo paradigma é reforçado por uma maior consciência da sincronicidade entre físico e mental, bem como por uma melhor percepção da pele como um espelho que reflete nosso bem-estar holístico.

Para um mergulho mais profundo no conceito de Renovação dos Cuidados e nas outras grandes tendências do mercado americano, já está à venda nosso dossiê completo A New State of Being: Inspiration from the US.