Com as tendências “clean beauty”, “cosméticos verdes” ou “eco-friendly”, as questões ambientais e sustentabilidade estão mais presentes do que nunca no setor cosmético. Ao mesmo tempo, com a pandemia da Covid-19, os consumidores estão mais focados no auto-cuidado, saúde e bem-estar, dessa forma, procuram consumir produtos que tragam benefícios nessas áreas.

“A tecnologia se apresenta como excelente aliada no desenvolvimento de dermocosméticos que sejam sustentáveis, com características naturais. A nanotecnologia, por exemplo, permite a encapsulação de diversos ativos naturais, como óleos essenciais, e garante a máxima eficácia dos mesmos. Além disso, a nanoencapsulação permite o desenvolvimento de cosméticos sustentáveis, livres de solventes orgânicos, de base aquosa e até mesmo fragrâncias livre de microplásticos,” explica a Nanovetores.

O produto Nano Nails exemplifica muito bem essa relação. É um ingrediente ativo composto por óleos essenciais encapsulados em nanopartículas lipídicas biocompatíveis e biodegradáveis. O blend de ativos naturais (INCI: Cymbopogon Flexuosus Oil, Melaleuca Alternifolia Leaf Oil e Eugenia Caryophylus Leaf Oil) fortalece as unhas e cuida das cutículas, garantindo a saúde dessas barreiras protetoras. O ingrediente tem ação comprovada em apenas 4 dias de uso, graças à encapsulação em nanopartículas que proporciona alta permeação na complexa estrutura ungueal.

O Nano Sensations também é um ótimo exemplo da união entre nanotecnologia e meio-ambiente. Trata-se de um sistema de encapsulação de fragrâncias sustentável. A maioria das fragrâncias encapsuladas disponíveis no mercado contém microplásticos, que acabam nos rios e oceanos, comprometendo a biodiversidade. As cápsulas do Nano Sensations são livres de microplásticos, 100% biodegradáveis e esse sistema permite o desenvolvimento de fragrâncias livre de solventes orgânicos e de base aquosa, respeitando o meio-ambiente. Além disso, o sistema conta com a tecnologia de liberação da fragrância através do gatilho fricção, ou seja, sempre que a pele ou superfície têxtil for friccionada, o aroma encapsulado será liberado.

Ambos os ativos são veganos e cruelty-free, produzidos através da Química Verde (ou tecnologia limpa).