A empresa francesa de cosméticos naturais Universal Beauty Group, conhecida por sua marca Végétalement Provence, anuncia um aumento de capital de 6 milhões de euros de um grupo de investidores liderado pelo fundo de investimento Connect Pro, ao lado dos fundos de capital privado BNP Paribas Développement e Etoile Capital.

Após a transação, os fundadores, Vincent Faraco e Jean-Marc Delabre, irão permanecer como acionistas de referência e continuar liderando o grupo.

A entrada dos investidores no capital da empresa irá permitir que o negócio acelere seu desenvolvimento no setor de beleza natural em rápida expansão, um mercado que deve apresentar um crescimento anual de 6 a 9% no período de 2021 a 2027.

Esta operação surge na sequência do primeiro investimento no capital da empresa em 2017 feito pelo fundo de capital privado Audacia, cujo apoio tornou possível dobrar o número de referências de produtos e abrir três salões conceito de marca própria ao lado de cerca de vinte salões conceito independentes no âmbito da marca Végétalement Provence.

Produtos naturais para o cabelo

Hoje a marca oferece uma gama de mais de 275 referências de produtos de beleza diferentes, incluindo 140 em cabelos e cuidados com a pele para o público em geral, cobrindo todas as necessidades. Para cabeleireiros profissionais, a Végétalement Provence oferece mais de 130 referências de coloração, com uma linha para oxidação e uma linha orgânica à base de pó vegetal.

Em 2008, o Universal Beauty Group começou como distribuidor de marcas de cuidados com os cabelos antes de lançar sua própria marca Végétalement Provence em 2011 para oferecer aos profissionais cabeleireiros um produto técnico que fosse mais compatível com o meio ambiente e a saúde dos clientes. “Em poucos anos, a Végétalement Provence se tornou uma marca de beleza premium reconhecida tanto por profissionais como por um público em geral em busca de bem-estar”, afirma a empresa.

Com 170.000 produtos vendidos em 2020, o Universal Beauty Group prevê vendas de 4 milhões de euros em 2021, com uma margem EBITDA de cerca de 20%. A marca é distribuída em mais de 500 pontos de venda e na própria loja eletrônica: 70% das vendas são realizadas na França continental, 15% na ilha francesa de Reunião e 15% no exterior.

A nova rodada de financiamentos permitirá à empresa, atualmente focado em seu mercado interno, consolidar sua expansão internacional. Um investimento significativo será dedicado ao desenvolvimento digital da marca e apoio do comércio eletrônico.

A empresa também planeja abrir uma loja-conceito em Paris na primavera de 2022.