A União Europeia e o Mercosul chegaram a um acordo político com vista a um acordo comercial abrangente. O novo quadro comercial faz parte de um acordo de associação mais vasto entre as duas regiões.

A UE é o primeiro grande parceiro a lançar um pacto comercial com o Mercosul (Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai). O acordo celebrado hoje irá abranger uma população de 780 milhões de habitantes.

The agreement will remove the majority of tariffs on EU exports to Mercosur. (Photo: © European Commission 2019)[pt_br O acordo eliminará a maioria dos direitos aduaneiros sobre as exportações da UE para o Mercosul. (Foto: © Comissão Europeia 2019)

"Através deste pacto comercial, os países do Mercosul decidiram abrir os seus mercados à UE. O acordo é, obviamente, uma grande notícia para as empresas, os trabalhadores e a economia em ambos os lados do Atlântico e, ao permitir poupar mais de 4 mil milhões de euros de direitos aduaneiros por ano, tornar-se-á o maior acordo comercial jamais celebrado pela EU,” declarou Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão Europeia.

O acordo eliminará a maioria dos direitos aduaneiros sobre as exportações da UE para o Mercosul, tornando as empresas da UE mais competitivas ao poupar 4 mil milhões de EUR de direitos por ano. No que diz respeito aos setores industriais da UE, tal contribuirá para impulsionar as exportações de produtos da UE que, até à data, têm sido sujeitos a direitos elevados e, por vezes, proibitivos. Estes incluem veículos automóveis (35 %), componentes automóveis (14-18 %), máquinas (14-20 %), produtos químicos (até 18 %), produtos farmacêuticos (até 14 %), vestuário e calçado (35 %) ou tecidos de malha (26 %).

Próximas etapas

Ambas as partes centrar-se-ão agora na revisão jurídica do texto acordado, a fim de elaborar a versão final do acordo de associação e de todos os seus aspetos comerciais. A Comissão traduzirá o acordo de associação em todas as línguas oficiais da UE e apresentá-lo-á aos Estados-Membros da UE e ao Parlamento Europeu, para aprovação.