Siga-nos twitter facebook
Edição: Brasil
Clique aqui para recebernossa newsletter gratuita cliquez ici
Aliénor Massenet

Tendência olfativa: o impacto de essências minerais

Substâncias sólidas, inorgânicas e cristalizadas, os minerais resultam de um processo geológico natural. No setor de perfumes, a mineralidade é um conceito subjetivo, pois não existe uma família mineral propriamente dita. Com facetas úmidas e salgadas, as notas minerais oferecem aos perfumistas uma nova maneira de expressar o frescor em suas criações. A perfumista Aliénor Massenet explica a importância que essas notas têm em seu trabalho.

De que ingredientes o perfumista dispõe para conferir uma faceta mineral às fragrâncias?

Principalmente de notas ozônicas - calone, por exemplo -, com seus aromas marinhos, aquosos e ligeiramente anizados, que evocam proximidade com o mar, rochedos e atmosfera iodada. Em paralelo, o perfumista pode também usar cahsmeran, pelo toque salgado que ele confere à fragrância, bem como notas ambaradas e absoluto de alga fucus, que dão um toque de betume e pedra, respectivamente. Sem esquecer o mentol, ideal para dar ao perfume um frescor glacial.

Qual a diferença entre as notas minerais e as notas hesperídeas?

Embora ambas confiram frescor à fragrância, as notas de hesperídeo, geralmente presentes na nota de cabeça, desaparecem depois de alguns minutos. As notas minerais têm a vantagem de permanecer mais tempo, prolongando o frescor, que chega às notas de coração e às notas de fundo que compõem o perfume.

Masculino ou feminino?

Mesmo se as notas minerais são encontradas com maior frequência nos perfumes masculinos, elas se encaixam perfeitamente na composição de fragrâncias femininas. Nesse caso, são usadas em quantidades menores, é claro. Se eu criar uma fragrância floral, por exemplo, é evidente que a nota dominante será a flor, mas com a nota mineral eu posso adicionar um acento, um toque sutil que vai conferir uma certa singularidade.

Matérias-primas da Symrise com efeito mineral

Ainda que a paleta do perfumista tenha se diversificado consideravelmente graças ao uso de substâncias sintéticas que ampliam o leque de possibilidades de notas minerais, a divisão Symrise Fine Fragrance dispõe de matérias-primas exclusivas com as quais os perfumistas que trabalham para esse grande especialista da composição de perfumes podem criar partituras olfativas originais e singulares. Confira a lista a seguir.

Belanis ®

A associação de flores brancas e jasmim com facetas anizadas ressalta os acentos de alcaçuz, açafrão, manjericão e opoponax, conferindo ao perfume um frescor toscano extremamente sutil.

Symmarine ®

Com seu excepcional frescor, o Symmarine® dá corpo às notas de fundo e potencializa a difusão da fragrância. Um sopro natural e intensamente úmido revela facetas frias e metálicas, com um toque ozônico sutil e natural.

Ambrostar®

Atualmente, é um dos ingredientes exclusivos que melhor resgata a tão saudosa nota de âmbar-cinzento, deixando pairar uma surpreendente nota amadeirada seca, com facetas minerais e contrastadas.

Aliénor Massenet
Perfumista da Symrise

© 2019 - Brazil Beauty News - www.brazilbeautynews.com

Sobre Aliénor Massenet

De origem franco-húngara, Aliénor Massenet cresceu em uma família na qual conviviam artistas (sua tia era pintora) e cientistas. Aromas sempre foram parte integrante de sua vida. "Eu usava o olfato muito mais que os outros sentidos. Era minha principal referência". Aos 12 anos, já tinha o hábito de cheirar tudo o que estivesse ao seu alcance. Seu pequeno jogo de desafios era tentar identificar o perfume das pessoas com quem cruzava no caminho para a escola. Quando um amigo de sua mãe lhe falou sobre a profissão de perfumista, tudo ganhou sentido. Aos 17 anos, fez um estágio de um mês na Firmenich e teve certeza de que estava fazendo a escolha profissional certa. Mas, para agradar os pais, Aliénor aceitou estudar História da Arte. Paralelamente, de 1990 a 1992, fez um curso de perfumista em meio período com Monique Schlinger, da Cinquième Sens.

Depois de trabalhar para a Florasynth durante dois anos, também em período parcial, em 1995 ela ingressou na IFF Nova York para efetuar um estágio de seis meses como assistente de Sophia Grojsman e Carlos Benhaïm. No final das contas, a experiência durou seis anos. Nesse período, Aliénor viveu seu sonho americano, aprimorou sua técnica e, acima de tudo, trabalhou em seu primeiro grande projeto: a versão masculina do Intuition, da Estée Lauder, criado em parceria com Pierre Wargnye. Em seguida, voltou à IFF de Paris, onde trabalhou durante 12 anos, em particular ao lado de Pierre Wargnye, com quem criou o mítico Drakkar Noir para a Guy Laroche.

Em 2016, Aliénor foi contratada pela Symrise como perfumista sênior.

Foco
MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

MakeUp in New York se desloca ao Javits Center para continuar seu crescimento

A última edição da feira MakeUp no NewYork, o evento B2B dedicado à cadeia de valor da indústria de maquiagem, foi um grande sucesso, segundo os organizadores. O evento, realizado nos dias 11 e 12 de setembro de 2019 no Center415 na 5th Avenue, Manhattan, recebeu mais de 3.800 visitantes, com crescimento de 12% do número de visitantes (...)

+ informações
Palavra de especialista
Tendência olfativa: o impacto de essências minerais

Aliénor Massenet
Tendência olfativa: o impacto de essências minerais

Substâncias sólidas, inorgânicas e cristalizadas, os minerais resultam de um processo geológico natural. No setor de perfumes, a mineralidade é um conceito subjetivo, pois não existe uma família mineral propriamente dita. Com facetas úmidas e salgadas, as notas minerais oferecem aos perfumistas uma nova maneira de expressar o frescor em suas (...)

+ informações

Seções