De que ingredientes o perfumista dispõe para conferir uma faceta mineral às fragrâncias?

Principalmente de notas ozônicas - calone, por exemplo -, com seus aromas marinhos, aquosos e ligeiramente anizados, que evocam proximidade com o mar, rochedos e atmosfera iodada. Em paralelo, o perfumista pode também usar cahsmeran, pelo toque salgado que ele confere à fragrância, bem como notas ambaradas e absoluto de alga fucus, que dão um toque de betume e pedra, respectivamente. Sem esquecer o mentol, ideal para dar ao perfume um frescor glacial.

Qual a diferença entre as notas minerais e as notas hesperídeas?

Embora ambas confiram frescor à fragrância, as notas de hesperídeo, geralmente presentes na nota de cabeça, desaparecem depois de alguns minutos. As notas minerais têm a vantagem de permanecer mais tempo, prolongando o frescor, que chega às notas de coração e às notas de fundo que compõem o perfume.

Masculino ou feminino?

Mesmo se as notas minerais são encontradas com maior frequência nos perfumes masculinos, elas se encaixam perfeitamente na composição de fragrâncias femininas. Nesse caso, são usadas em quantidades menores, é claro. Se eu criar uma fragrância floral, por exemplo, é evidente que a nota dominante será a flor, mas com a nota mineral eu posso adicionar um acento, um toque sutil que vai conferir uma certa singularidade.

Matérias-primas da Symrise com efeito mineral

Ainda que a paleta do perfumista tenha se diversificado consideravelmente graças ao uso de substâncias sintéticas que ampliam o leque de possibilidades de notas minerais, a divisão Symrise Fine Fragrance dispõe de matérias-primas exclusivas com as quais os perfumistas que trabalham para esse grande especialista da composição de perfumes podem criar partituras olfativas originais e singulares. Confira a lista a seguir.

Belanis ®

A associação de flores brancas e jasmim com facetas anizadas ressalta os acentos de alcaçuz, açafrão, manjericão e opoponax, conferindo ao perfume um frescor toscano extremamente sutil.

Symmarine ®

Com seu excepcional frescor, o Symmarine® dá corpo às notas de fundo e potencializa a difusão da fragrância. Um sopro natural e intensamente úmido revela facetas frias e metálicas, com um toque ozônico sutil e natural.

Ambrostar®

Atualmente, é um dos ingredientes exclusivos que melhor resgata a tão saudosa nota de âmbar-cinzento, deixando pairar uma surpreendente nota amadeirada seca, com facetas minerais e contrastadas.